RSS
 

Arquivo para fevereiro 1st, 2016

A Inteligência pode ser “artificial” ?

01 fev

Inteligência artificial (AI) é um nome consagrado para pesquisadores LeitorRoboque querem construir algoritmos e máquinas que tomam decisões, o assunto é antigo, e esteve no famoso Círculo de Viena com Kurt Gödel, nos anos 20, depois andou pelo MIT com nomes como Vannevar Bush, Norbert Wiener, seu aluno Claude Shannon, que pode ser considerado pai da “digitalização” (transformar sinais analógicos em digitais) e Alan Turing que andou por lá, meio secretamente, mas com evidencias e fatos de sua estaria por lá e pelos Laboratórios Bell.

 

Agora um autor e cientista de Computação Jerry Kaplan, afirma que é preciso repensar este termo, já em tempo, observando uma dissociação do discurso público com uma ênfase distorcida sobre o que é Inteligência no contexto de máquinas e software que substituiriam pessoas e funcionários.

 

Em artigo publicado na GCN, o autor afirmou que “Há muito pouca evidência de que as máquinas estão no caminho para se tornar o pensamento, os seres sencientes1“, argumentando que  existem tarefas nos quais os seres humanos usam a inteligência e as  máquinas poderiam executar sem pensar de maneira propriamente humana, em situações de interpretação e cita como exemplo, a análise e tradução de textos, que ainda é bem falha.

 

 

 

O autor prevê que a destruição do emprego acelerada pela AI propiciaria avanços que estão sendo acompanhados pela transformação do emprego e que estas geram novos empregos.

 

Além disto, os tecnólogos que adotam tais mudanças, devem trabalhar com um boom d dados orientados por sensores e aprendizados por máquina (machine learning) e isto poderia tornar as operações governamentais e de suas agencias dramaticamente mais eficazes, e embora reconheça que a automação leva à perda do emprego, diz que não é o trabalho d inovadores cuidar este deslocamento que será necessário quando “alguém que deve verificar e facilitar são as políticas de governo”, chamadas aqui de políticas públicas.

 

 

Comparado com outras situações histórica, o autor afirmou: “A inteligência artificial tem enormes similaridades salvo a ordem de grandeza, com “a roda ou a máquina a vapor”, afirmou, “mas não é magia. E nós estamos bem em nosso caminho é para não fazer uma confusão de coisas”, conforme a reportagem do GCN.

1capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade.