RSS
 

Arquivo para fevereiro 11th, 2016

Metanóia: mudança de mentalidade

11 fev

A palavra foi transformada na cultura ocidental de ir além (meta) Mentalidadeda mentalidade (nóia) para arrependimento ou “transcendência” idealista: atingir o cume de algo imaginário apenas.

Na tradição cristã gnóstica mais recente, a palavra metanóia adquiriu um significado especial de uma intuição compartilhada de conhecimentos, uma metanóia coletiva e propositiva.

Existe em nós, em todas pessoas uma imensa necessidade de conhecimento e esta necessidade quando colocada de modo compartilhado, pode fazer emergir esta metanóia coletiva, e isto pode nos capacitar a aprender para o “futuro” numa sociedade em crise, mas também em transformação.

Edgar Morin, que já escreveu: 1993-Terra Pátria (em colaboração com Anne Brigitte Kern), 1997- Uma Política de Civilização; 1998- A Cabeça Bem Feita: repensar a reforma e reformar o pensamento; 1998- Ética, Solidariedade e Complexidade; 1999- A Inteligência da Complexida-de,2000- Sete saberes necessários à educação do Futuro, 2003- Educar para a era planetária,2011_La Voie: Pour l´avenir de l´humanité (sem tradução para o português) , e muitos outros, afirma que todo o nosso conhecimento contemporâneo precisa ser revisto .

N´Os Sete Saberes para Educação do Futuro, introduz algumas metanóias atuais:

Erro e a Ilusão, a educação ser capaz de conduzir o conhecimento humano além da ilusão e dos erros de informação.

Saber Pertinente, é o conhecimento que permita juntar saberes, permitindo fundar relações como diz Morin (2000) “entre o global, o multidimensional e o complexo”.

Ensinar a Condição Humana, Morin assegura que a educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, situado na condição humana. Conhecer o humano é, antes de tudo, situá-lo no planeta e no universo.

Ensinar a Identidade Terrena, ensinar a identidade terrena é aprender a estar na terra, significa aprender a viver, a comunicar, a dividir. ensinar a Era Planetária.

Enfrentar as Incertezas, é imprescindível ensinar estratégias através das quais as pessoas poderão enfrentar o inesperado e os imprevistos. Morin (2000) ‘’é preciso aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélago de certeza’’.

Ensinar a Compreensão, comunicação humana na identidade e visão planetária.

Ética do Gênero Humano, isto é a antropo-ética quer dizer a ética do indivíduo, da sociedade e da espécie.

Uma metanóia que permita o homem se ver como cidadão e corresponsável pela humanidade e pelo planeta que habitamos.