RSS
 

Arquivo para fevereiro 12th, 2016

Metanóia: ensinar a viver

12 fev

Talvez a mudança de mentalidade mais importante para oMorinPensar mundo contemporâneo seja uma mudança radical no ensino, é o que propõe, aos 95 anos, Edgar Morin.

 

Na palestra que deu no Brasil em “Fronteiras do Pensamento” ele afirmou: “ Acho que é preciso ensinar não só a utilizar a internet, mas a conhecer o mundo da internet. É preciso ensinar a saber como é selecionada a informação na mídia, pois a informação sempre passa por uma seleção – como e por quê? É preciso ensinar, há todo um ensinamento, para nossa civilização, que não está pronto. Tem isso e ainda o ensino dos problemas fundamentais e globais. Essa é a reforma fundamental que precisa ser feita”.

Ainda estamos patinando na compreensão desta nova e radical forma de comunicação que já dominou todo o planeta e prepara uma civilização que encaminhe uma cidadania planetária.

Mais do que ensinamentos acumulativos, divisão rígida em disciplina, a Finlândia é o primeiro país a abandonar isto, é preciso entender que devemos encaminhar um ensinamento da vida, da convivência, do olhar para o outro.

Afirmou Morin no auge da plenitude intelectual e maturidade humana: “O objetivo do ensino deve ser ensinar a viver. Viver não é só se adaptar ao mundo moderno. Viver quer dizer como, efetivamente, não somente tratar as grandes questões de que falamos, mas como viver na nossa civilização, como viver na sociedade de consumo.”