RSS
 

Arquivo para fevereiro 23rd, 2016

Armazenamento 5D eterno

23 fev

É o que promete cientistas da universidade de Southampton, usando uma5D data storage.jpg_SIA_JPG nanoestrutura ótica do Centro de Pesquisa Optoeletronica (ORC- Optoelectronics Research Centre) usando um armazenamento cinco-dimensional (5D) para escrever dados a laser em femtossegundos (10-15 do segundo ou um milionésimo do nanosegundo), segundo o site da Univ. de Shothampton.

O armazenamento prevê propriedades sem precedentes, como estabilidade térmica até temperaturas de 1.000OC, capacidade de 360 TB (tera-bytes) e tempo de vida virtualmente ilimitado cerca de 13,8 bilhões de anos a temperaturas de 190oC.

Um texto já havia sido realizado com armazenamento de 360 kb (Kilo-bytes) gravando uma cópia digital de um texto com sucesso em 5D, agora quatro documentos históricos serão gravados: a Bíblia, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Ótica de Newton, e, a Carta Magna foram guardadas como cópia que poderão sobreviver a raça humana.

Uma cópia do DUDH codificada foi entregue à UNESCO pela ORC, em cerimônia realizada no México, e novos documentos considerados universais poderão ser copiados em 5D.