RSS
 

Arquivo para setembro 2nd, 2016

Maniqueísmo nos dias de hoje

02 set

Para afastar aqueles que não são “iniciados” ou “dignos” ainda há os que seBemMal valem do maniqueísmo para dizer de que lado estaria o mal, sendo o seu é claro o “bom”.

 

Martha Nussbaum fez um longo tratado sobre “A fragilidade da bondade” (prefiro dizer do bem, como o “sumo bem” de Platão), mas a questão agora é o que é o mal, e comecemos por Santo Agostinho, o primeiro a tratar a fundo a questão.

 

Agostinho era adepto da heresia cristã do século III d.C. fundada por Manés, que misturava o Zoroastrismo com o cristianismo, tal como o hibridismo em moda hoje, nunca deu muito certo.

 

A ideia é que a existência eterna está ligada a existência de dois princípios, o bem e o mal, e apesar do bem ser considerado o próprio Deus, o mal seria uma substância soprada por Satanás no Homem.

 

A ideia de Agostinho estava fundada no seu desgosto “pelos livros históricos do Antigo Testamento, sua necessidade urgente de respostas que o satisfizessem, tudo isto tornou-o receptivo destes ensinamentos.” (EVANS, 1995)

 

Em Confissões ele afirmou que foi enganado por falsas verdades, nas quais ele inocentemente acreditou (AGOSTINHO, 1966), apesar disto as noções adquiridas pelo contato do maniqueísmo ainda estavam vivas em seu tempo, e infelizmente perduram até o dia de hoje na igreja, o mal são “eles”.

 

As explicações através de mitos cósmicos maniqueístas, por exemplo, com o grande sábio maniqueu Fausto de Goethe, fazem os demônios de Agostinho durarem até os dias de hoje.

 

Enxergamos Agostinho como um homem inteiramente vinculado à realidade histórica do seu tempo, seu pensamento auxiliou o desenvolvimento do pensamento clássico durante o período medieval cristão, também Tomás de Aquino é ignorado, não por ateus, mas pelos próprios cristãos, sobra um cristianismo infecundo permeado de idealismo.

 

Vociferantes contra o mal, eis o maior sinal do maniqueísmo hoje, mas a vida concreta continua.

EVANS, G.R.. Agostinho sobre o mal. São Paulo: Paulus, 1995. Pág.29

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1966. Pág. 8