RSS
 

Arquivo para janeiro 12th, 2017

O problema da consciência

12 jan

Enfatizamos que ainda que a sociologia de Bauman trate de questões sociais importante, conscienciahistoricahá um problema de “consciência líquida” e a nosso ver uma relação com a hermenêutica e como trata o problema da consciência, Husserl diria: que consciência deve ser de “algo” e portanto não é possível trata-la com o idealismo, que vê o algo fora do sujeito.

O melhor livro sobre a questão é Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer, mas um livro escrito anteriormente, que ele próprio disse que seria dispensável por ser um esboço desta sua obra maior, “O problema da consciência história” a nosso ver tem algo novo e importante.

Diz o próprio autor na introdução, que ao ser convidado para conferências na universidade de Louvain, que o problema da “consciência histórica” embora seja algo que envolve a Europa, foi somente na Alemanha “que esse tema desempenhou um papel central na filosofia, especialmente graças a Wilhelm Dilthey … fora da esfera da cultura alemão, a tradição romântica do Geitesuwisenschaften“ (pag. 10), está mais relacionada a filosofia da natureza.

É por isto, que a nosso ver, esta obra seminal de Verdade e Método, não apenas aprofunda o problema da “consciência histórica”, mas principalmente desvenda a relação com a filosofia da natureza, que fora da Alemanha influenciou profundamente as modernas teorias do estado.

A tradução que lie que vem da edição francesa de 1996, já é a revisada pelo próprio Gadamer e, portanto, já é uma releitura, e nela há uma questão importante sobre às artes reprodutivas e seu óbvio relacionamento com as tecnologias , enquanto na concepção alemã “buscam paridade com as ciências naturais” (pag. 11).

Segundo Gadamer, se Dilthey se propôs fornecer uma base epistêmica para entender a questão, não foi como um interprete de texto, mas como um teórico do método de uma escola histórica que não via a “compreensão de textos ou fragmentos do passado como o seu objetivo último” (citação do próprio Gadamer), sua visão hermenêutica como sucessor de Schleimacher, espera poder compreender como a história pode, “em última instância ser compreendida.” (pag. 12).

“A hermenêutica é o método universal das ciências históricas” (pag. 12).

GADAMER, H.G. O problema da consciência histórica, 3ª. Edição. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

* Geitesuwisenschaften: em alemão ciências humanas ou humanidades, mas o significado é mais amplo, poderia ser traduzido de modo simplificado como “ciências do espírito”.