RSS
 

Arquivo para fevereiro, 2017

Quase La La Land ganha

27 fev

Quase porque a atrizes Warren Beatty e Faye Dunaway  anunciaram erroneamente queMoonlight La La Land: Cantando Estações  mas o vencedor com méritos foi Moonlight: Sob a Luz do Luar., os queridinhos da crítica tiveram a melhor atriz Emma Stone – La La Land: Cantando Estações e o melhor ator Melhor Ator Casey Affleck – Manchester à Beira-Mar

 

Os prêmios de melhor atriz coadjuvante foi para  Viola Davis – Um Limite Entre Nós e o melhor ator para Mahershala Ali – Moonlight: Sob a Luz do Luar, o filme ganhou também melhor roteiro adaptado com Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney – .

       

Melhor diretor, o agora premiadíssimo (ganhou dois Globos de Ouro), o diretor Damien Chazelle – La La Land: Cantando Estações, que ganhou também melhor fotografia com Linus Sandgren .

 

Melhor filme de animação foi para  Zootopia: Essa Cidade é o Bicho e melhor filme estrangeiro para  O apartamento, do Irã.

Sem muitas novidades, com melhor trilha sonora de Justin Hurwitz – La La Land: Cantando Estações ficou com as horas da noite, mas Moonlight, desculpem o trocadilho roubou um pouco o brilho.

 
Comentários desativados em Quase La La Land ganha

Postado emMídia Digital, Museologia, Tecnologia Calma

 

Carnis levale, a origem desta festa  

25 fev

A palavra carnaval vem do latim carnis levale, retirar a carne ao pé da letra, mas seriamCarnaval as festas carnais antes dos 40 dias de quaresma que é um período para os cristãos de espera da “Páscoa”, a festa da passagem da terra para a salvação, não por acaso, a quaresma começa quando a quaresma começa, ou seja, na quarta-feira das cinzas.

Já analisamos aqui no blog as origens desta festa, em especial no Brasil, mas queremos entrar mais a fundo no significado desta “passagem” entre o período que seria carnal e a verdadeira Páscoa “espiritual”,  após 40 dias.

Os quarenta dias são referencia aos quarenta anos que os judeus caminharam pelo deserto em busca da terra prometida, saindo da escravidão do Egito, referencia feita no Salmo 94 (95) versículo 10 onde se lê: “Durante quarenta anos desgostou-me aquela geração, e eu disse: É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios”, até a chegada da Pascoa a passagem para a Terra Prometida.

Na reinterpretação cristã desta passagem judaica, em que há muita coisa em comum, inclusive algumas vezes a Páscoa cristã coincide com a judaica, já que o calendário judaico permaneceu a contagem, uma vez que não há o a.C.(Antes de Cristo) e o d.C. (depois de Cristo), mas a referencia ao período em que a comida era pouca, em função da fuga, os pães ázimos, em função do pão ser feito sem fermento, devido a pressa da fuga, enfim um período de sofrimento e jejum.

Na ressignificação católica (a igreja luterana também a faz) a quaresma é então este período de entregar as dificuldades e sofrimento, e a cruxificação de Jesus é o ápice desta festa e foi feita exatamente numa Páscoa judaica, depois é recompensada pela imensa graça que é salvação e ressurreição de Cristo, no caso judaico a passagem para a Terra Prometida, hoje Israel.

O carnaval é, portanto o último período que antecede estes 40 dias e a data é marcada em função justamente do calendário Pascal.

 

Chip revoluciona IoT

24 fev

Uma empresa quase falida resolve investir no desenvolvimento de um chip para a InternetESP8266 das Coisas (IoT) não só salva a própria empresa como promete revolucionar o mercado.

O chip é é o ESP8266, da empresa Espressif, o preço $ 5 (5 colares), menor que uma moeda e integrado em diversas soluções, por exemplo, comunicação com a interface serial da maioria dos modelos de computadores, a chamada UART (Unidade Universal de transmissão assíncrona), isto significa transmissão com qual dispositivos com interface TCP da internet.

Veja algumas de suas características descobertas (em inglês é peneiradas, mas em chinês é escondidas mesmo): É um System-On-Chip com Wi-Fi embutido, Tem conectores GPIO, barramentos I2C, SPI, UART, entrada ADC, saída PWM e sensor interno de temperatura, CPU que opera em 80MHz, com possibilidade de operar em 160MHz, Arquitetura RISC de 32 bits, 32KBytes de RAM para instruções, 96KBytes de RAM para dados, 64KBytes de ROM para boot, memória Flash SP e  Winbond W25Q40BVNIG de 512KBytes;

Para programa-los, a empresa possui um repositório no GitHub, onde disponibiliza exemplos de código para firmwares com RTOS e comandos AT, e sua SDK, por exemplo, além disso há um fórum de desenvolvedores do ESP8266, mantido pela Espressif, onde é possível encontrar uma ampla gama de materiais.

Será que teremos novos desenvolvedores de garagens pelo mundo

 

O próximo passo: a Inteligência Cognitiva

23 fev

Estamos chegando a um século de computação, se pensarmos que o SegurançaIBMparadoxo de Kurt Gödel sobre um “sistema” pensante deu início ao que Alan Turing e Claude Shannon iriam conversar em projetos secretos do Laboratórios Bell durante a segunda guerra mundial, leiam A Informação: uma história, uma teoria e uma enxurrada de James Gleick, para entender o que foi feito, até se criar o primeiro computador a válvulas.

Depois desenvolvemos programas cada vez mais complexos, e podemos simular a sequencia de genomas, previsão de tempo, compartilhar dados em todo o mundo, mas as peças mais interessantes para nós humanos, como criar um poema, reconhecer uma imagem de pintura ou ainda ler um livro, explicando-o para que os sistemas ainda seguem aquém.

Agora preocupados com os sistemas de segurança, as máquinas avançam sobre nossos desejos e individualidades, parecem finalmente desafiar os desenvolvedores: criar uma segurança cognitiva capaz de ir além das máquinas, e continuar a dar-nos segurança de trabalhar com elas.

Durante décadas os computadores foram sendo treinados para reconhecer vírus, malware e exploits, e procuramos tornar este serviços mais preciso, mas não é suficiente, as máquinas parecem descobrir nossos desejos e oferecer coisas para nos fazer ofertas e nos lançar sobre um consumo ainda mais forte que no início da era do cinema e do rádio.

Agora os seus ataques e encontrar formas criativas para quebrar as defesas, então o que os sistemas precisam é a capacidade de detectar a mudança de atividade mais sutil e analisá-la com o máximo de contexto possível para distinguir e eliminar novas ameaças ?

A IBM promete avançar sobre estas segurnaças mais inteligentes, agora chamadas de cognitivas, a Samsung também promete programas avançados nesta área, com dois pontos chaves:

– a segurança tradicional é incapaz de analisar e aplicar essa visão da maneira que um analista pode. É por isso que os problemas de segurança mais desafiadores ainda exigem que as pessoas tomem decisões acertadas sobre como agir e o como saber se não é um falso alarme.

– o segundo é construir uma espécie de “instintos de segurança” e expertise em novas defesas que analisam relatórios de pesquisa, texto da Web, dados de ameaças e outros dados estruturados e não estruturados relevantes para a segurança – exatamente como os profissionais de segurança diariamente – mas a uma escala como nunca visto.

Esta é a essência da segurança cognitiva, seja o vídeo da IBM acima.

 

 

Vice-presidente da Samsung é preso

22 fev

O mundo está mudando, embora poucos acreditem nisto, se na política há DonoSamsungretrocessos, na opinião pública parece que estávamos a passos largos para uma sociedade mais coletiva, transparente e livre de corrupções e de corruptos.

A Coréia do Sul, após pedido do Ministério Público, anunciou a prisão do vice-presidente e herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong, após obter provas do seu envolvimento com o escândalo de corrupção do país que já afastou a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, que gerou protestos e muitas manifestações naquele país.

Lee herdeiro do maior conglomerado de empresas da Coréia do Sul, foi investigado por 22 horas seguidas na semana passada pelo caso, é acusado de perjúrio, fraude e suborno, por ter pago cerca de US$ 36 milhões para organizações ligadas a Choi Soon-Sil, amiga da presidente Park, que se tornou pivô do afastamento da presidente da Coréia do Sul.

Choi Soon-sil, amiga da presidente, foi acusada de ter interferido em assuntos oficiais meso sem qualquer cargo no governo e com sua influência e amizade embolsou grandes quantias de dinheiro de companhias e conglomerados da Coreia do Sul, entre elas a Samsung, Hyundai e LG, obtendo milhões de dólares de suborno através de fundações privadas criadas por ela.

No Brasil, o perjúrio é o que se conhece como falso testemunho, como consta no artigo 342 do Código Penal, que diz ser ilegal “fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade” em inquéritos policiais ou processos judiciais, pode dar até 3 anos de cadeia, mas pode nem ser crime.

Na legislação brasileira, o perjúrio cometido por um acusado “não é crime”, porque no Brasil ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. “Uma pessoa na condição de réu não é obrigada a falar a verdade”, fato que causa enormes anomalias nas corrupções nacionais.

Por isto, apesar de uma lista enorme de denunciados, a maioria criminosos, vamos ficar algum tempo sem saber de onde saíram os trilhões de reais roubados das contas públicas.

 

O Ser, os gregos e o céu

21 fev

O nosso tempo carece de uma cosmologia, de um olhar para o infinito, todasEpoheAletheia as civilizações tiveram suas cosmologias, e a nossa ocidental as perdeu.

Os pré-socráticos, que em sua visão, viam uma manifestação quando se falava na questão do Ser e/ou a “possibilidade” do desvelamento (aletheia) ou da “ocultação” natural, isto é, o que somos se oculta.

Heidegger propõe uma releitura dos pré-socráticos de maneira diferente das que foram feitas pela tradição, isto é, Platão e Aristóteles entre outros posteriormente, porque passaram a olhar somente o EU e em alguns casos o NÓS, mas sempre numa dinâmica finita (O Sumo Bem de Platão) ou estática (O motor imóvel de Aristóteles).

O que eles entendiam por Céu, não ampliava os sentidos para além de uma epifania (epiphaneia), para ver o Céu como nossa origem cósmica, fato distorcido no transcorrer do tempo, e que parte da exegese cristã não deixou de ser vítima, uma vez que o teocentrismo tem como catarse no final da idade média exatamente o problema do movimento dos planetas e da centralidade do sol, mas a questão posta era outra: a Bíblia pode ser interpretada, pode haver uma questão hermenêutica na leitura bíblica ?

A Filosofia contemporânea é quase toda racionalista, é possível através de uma nova cosmologia, uma possibilidade de “reviravolta” que poderia reativar o nosso pensamento à filosofia originária, aquela que remete aos nossos ancestrais e ao que verdadeiramente somos, e não ao que fazemos, que é ideológico.

Chamamos de experiência e de fenômeno apenas o mundo sensível, sem este olhar para o inifinito, tanto o infinitamente grande (não necessariamente o absoluto) como o infinitamente pequeno, conforme comenta Blackburn sobre a Fenomenologia de Husserl:

(…) Husserl percebeu que a intencionalidade era a marca da consciência, e viu nela um conceito suscetível de ultrapassar o dualismo tradicional da mente-corpo.  (…) Apesar da rejeição do dualismo por Husserl, sua crença na existência de algo que permanece depois da epochê, ou suspensão dos conteúdos da experiência, o associa à prioridade às experiências elementares da doutrina do fenomenismo, e a fenomenologia acabou por sofrer, em parte, com a superação dessa abordagem aos problemas da experiência e da realidade. Contudo, fenomenólogos mais recentes, como Merleau-Ponty, fazem plena justiça à natureza mundo-envolvente da experiência.”

Não há nada mais difícil para a filosofia contemporânea do que o epochê, suspensão de juízo sobre os conteúdos, e o desvelamento aletheia, porque ela está viciada tanto ideológica como filosoficamente.

Minha homenagem a defesa de dissertação de meu aluno Ramon Ordonhez, sobre o tema.

Blackburn, Simon. Contributions to Philosophy: From Enowning, Indiana University Press, 1997.

 

Eleições no Equador

20 fev

Com quatro tendências bastante claras quanto a posição política, concorrem as eleições candidatos_do_equadorneste domingo os candidatos: presidente Lenín Moreno, adepto do correísmo de que foi vice, lidera a disputa (32,3%),  o ex-banqueiro Guillermo Lasso (21,5%) e a ex-deputada Cynthia Viteri (14) mais centro direita, e por último o esquerdista ex-prefeito de Quito Paco Moncayo (7,7%).

As eleições no Equador tem um critério diferente para primeiro turno, bastam 40% dos votos para que seja dispensado o segundo turno, mas tudo indica que haverá segundo turno, como em muitas eleições recentes há surpresas de última hora, tanto Lenin poderá levar já no primeiro turno, quanto Cynthia Viteri poderá entrar na disputa.

Lenin Moreno é cadeirante, por causa de um acidente assalto sofrido em 1998, quando levou um tiro e perdeu parte dos movimentos das pernas.

O clima eleitoral aqueceu quando entrou em cena, como aqui no Brasil a corrupção, um caso que envolveu um ex-ministro de Correa da Petroecuador, também há supostos subornos da empreiteira Odebrecht a funcionários equatorianos, que chegaria a cifra de U$ 33 milhões.

Correa deixa o governo após 10 anos de governo, deixando um país conturbado no plano econômico com a queda do petróleo, desvalorização das moedas vizinhas e fortalecimento do dólar, além dos custos pesados do terremoto de 2016.

Também pode haver um efeito colateral das eleições, já que William Assange, fundador do Wikileaks está asilado na embaixada londrina do Equador desde 2012, e poderia ser deportado caso a oposição conservadora vença.

A eleição elege além do novo presidente,  o  vice-presidente, 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino para 2017-2021.

Com quase 90% das urnas apuradas, Lenín Moreno, apoiado pelo presidente Rafael Correa, tinha 39,09% dos votos válidos e seu concorrente mais próximo Guillermo Lasso tem 28,5 % e é provável um segundo turno .

 

Quais tecnologias são emergentes ?

17 fev

Existem diversos métodos de análise das tendências de mercado, bolsasCurvaGartner2016 como a Nasdaq e muitos de seus analistas e corretores são um tipo, mas uma altamente referenciada é a chamada curva de Gartner.

Os consultores esta curva Gartner ou HipoCiclo, destina não só a análise de tendências, mas principalmente: “O Ciclo Hype para Tecnologias Emergentes é única a fazer análise entre diversos conjuntos de HipoCiclos, isto porque destila insights de mais de 2.000 tecnologias em um conjunto sucinto de tecnologias emergentes e as tendências que terão o maior impacto sobre o planejamento estratégico de certas organizações”, disse Mike J. Walkerr diretor da empresa de consultoria, conforme noticia no site da empresa neste inicio de ano.

Segundo as análises da Curva de Gartner, um escritório de consultoria para investidores na área, a realidade virtual é a grande tecnologia emergente no ano 2016, realidade aumentada (vide Pokemon) ainda está no fundo do poço do processo de desilusão.

Uma das evidencias da realização da realidade virtual é o uso na construção de imagens 3D na área médica, onde é possível por exemplo, visualizar um feto a partir dos exames pré-natais, o que deixa os pais mais tranquilo com a saúde do bebê.

Curvas entre as tecnologias que são consideras críticas s são consideradas incluem include 4D Printing, Brain-Computer Interface, Human Augmentation, Volumetric Displays, Affective Computing, Connected Home, Nanotube Electronics, Augmented Reality, Virtual Reality e Gesture Control Devices;

Pode-se ler mais no relatório Hype Cycle for Emerging Technologies, 2016.” e encontrar neles o curva de Gartner para o ano de 2016 chamada de Hype Cycle Special Report for 2016

 

EUA, mais uma profecia de Todorov ?

16 fev

Vamos relendo este maravilhoso escritor búlgaro, que nos deixou no último TrumpNoIsPresiddia 07 de fevereiro, e ao reler Os inimigos da democracia, constato mais uma provável profecia de alguém que além de filosofia e política, falava de literatura e artes, sem nunca perder o encanto e a crença na vida.

No livro Os inimigos íntimos da democracia, traduzido ao português em 2012, afirma que um dos inimigos da democracia é justamente os Estados Unidos e para isto que isto fizesse sentido, precisamos entender o efetivamente é para ele a democracia.

O motivo é que os Estados Unidos construíram um destacado modelo dessa forma de governo, quem conhece a literatura de Democracia na America de Alexis Tocqueville logo vai entender, eles nunca experimentaram golpes de Estado nem censura à imprensa, escreveu Todorov, o sistema eleitoral ali vigente tem comprovado a sua capacidade de apreender o sentimento da maioria, não escreveu mas poderia ter escrito: e se um dia esta maioria se sentisse traída.

Afirma ainda Todorov, que dizia que a democracia era uma forma de controle pelo povo do Estado e não o contrário como creem muitos, ele viu na guerra do Iraque e outras guerras é claro, uma espécie de messianismo americano do tipo: nós defendemos o mundo.

O entendimento que se tem do que seja corresponde à doutrina de Joaquim de Fiori, segundo a qual a história do Ocidente culminaria com uma terceira idade de paz e prosperidade, não era outra coisa senão hegelianismo tardio e iluminismo.

 A característica distintiva desta crença no estado, consiste em que se manifesta num culto afeiçoado ao que se devota às religiões, aliás religiosos de vários matizes não escapam disto.

Ele que viveu na cortina de ferro, afirma que na Rússia soviética registravam-se traços desse comportamento, mas expressão acabada do fenômeno seria a Teologia da Libertação, na medida em que transforma a vulgata marxista em objeto de culto, sem nunca entender a questão ideológica, principalmente no que toca a questão filosófica.

Mas é crítico também do neoliberalismo, que se faz do governo democrático representativo: “Messianismo político e neoliberalismo têm relação, à primeira vista, com duas tendências opostas: o primeiro comprova a capacidade de intervenção do Estado; o segundo, o seu progressivo apagamento. É como se a força de um viesse compensar, ou dissimular, a fraqueza do outro: à marcha triunfal dos exércitos no estrangeiro opõe-se a impotência do Estado em seu próprio território. Tem-se a impressão de que para o presidente americano Obama é bem mais fácil bombardear a Líbia do que fazer aceitar uma melhoria do sistema de seguridade social em seu país.” (Todorov, pág. 148).

Todorov faz várias conclusões, inclusive crítica de modo responsável a tecnologia, mas quanto a democracia afirmou: “A democracia está doente de seu descomedimento: a liberdade torna-se tirania, o povo se transforma em massa manipulável, o desejo de promover o progresso se converte em espírito de cruzada. A economia, o Estado e o direito deixam de ser meios destinados ao florescimento de todos e participam agora de um processo de desumanização. Em certos dias, esse processo me parece irreversível.” (Todorov, pág. 197)

“Em certos dias” é claro, temos que lutar pelo empoderamento da população, permitir que mais pessoas participem do processo democrático, poderíamos dizer em certo sentido do que escreveu Todorov: “mais democracia é o remédio”, onde todos participam de forma direta.

Tzvetan Todorov – -Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Cia.das Letras, 2012.

 

Bancos de dados gratuitos

15 fev

Quando mais os bancos de dados open-source crescem, mais as empresasBancosDados cobiçam este mercado, três concorrente tem ótimos produtos: MySQL, Firebird, PostgreSQL.

Alguns obstáculos sempre presentes é ganhar a confiança entre desenvolvedores destes produtos em produtores independentes de software, onde funciona uma falsa ideia que: aquilo que pagamos é o melhor produtos.

Por outro lado desenvolvedores produtos pagos, chamados de software proprietário, é usar as vantagens deste mercado “free” a seu favor, por exemplo, o SQL Server Express, da Microsoft, permite facilidades para migração para sua versão paga, o SQL Server Express, também a geração e um banco de dados em uma Planilha Excel da Microsoft, que é fácil de ser feito pode ser convertida facilmente para o banco Access, que vem junto com seu pacote Windows.

Já o conceito de Bigdata, que exige bancos de dados NoSQL, são aqueles onde uma coleção de bases de dados se tornam tão complexas e volumosas que é muito difícil (em muitos casos impossível) fazer operações simples como remoção, ordenação e sumarização, usando Sistemas Gerenciadores de Bases de Dados tradicionais.

BigData também se referem a dados não estruturados encontrados nas mídias de redes sociais, é uma consequência direta da Web 2.0 que inseriu milhões de usuários como produtores de informação, usam os aplicativos NoSQL (Not only SQL). NoSQL promovendo diversas soluções inovadoras de armazenamento e informações em grande volume.

Essas diversas soluções vêm sendo utilizadas com muita frequência em inúmeras empresas, como por exemplo, IBM, Twitter, Facebook, Google e Yahoo! para o processamento analítico de dados de logs Web, transações convencionais, entre inúmeras outras tarefas.

O SGBD tem um modelo de consistência fortemente baseado no controle transacional ACID (Atomicity, Consistency, Isolation e Durability), mas este modelo é inviável quando estão distribuídos em vários nós, caso típico das redes (importante aqui são redes e não mídias).

O modelo desenvolvido então deve ser outro: CAP (Consistency, Availability e Partition tolerance) onde geralmente somente duas dessas 3 propriedades podem ser garantidas simultaneamente, o que dificulta ainda mais o processamento, mas não se a base de dados for “semiestruturada”, isto é, trabalhar com o princípio que os dados não são estruturados nos formatos convencionais dos bancos SQL.

Dentre os vários produtos NoSQL existentes, podemos considerar que o mais representativo é o Apache Handoop, hoje já existe uma versão adaptada para a Web, chamada Handoop 2.0.

Há outros produtos, entre eles HBase que é um banco de dados distribuídos, orientado a coluna, usa o modelo Google BigTable e é escrito em Java, e outro é o software open-source como Apache Cassandra (originalmente desenvolvido para o Facebook).

HBase é um banco de dados distribuido open-source orientado a coluna, modelado a partir do Google BigTable e escrito em Java.

Há interfaces simples  para SQL como arrays associativos ou pares chave-valor (Key-Value pairs), e também padrões para bancos de dados XML nativos com o apoio do padrão XQuery.

Uma linguagem foi desenvolvida para a Web Semântica é o SPARQL (Protocol and RDF Query Language) que tem auxiliado o crescimento de agrupamentos linked data.