RSS
 

Arquivo para fevereiro 8th, 2017

O que havia antes do Big bang ?

08 fev

Uau alguém resolveu responder isto ? e ainda outras perguntas “por que estamosUniversoInfante aqui?”, “quando o universo começou?” e “como?”, mas a questão que mais incomoda sem dúvida é “o que aconteceu antes do big bang?”, alguém o criou, a ideia de Deus então é plausível.

Se vai ler isto fique claro que não vou responder, minha resposta já existe e é religiosa: Deus, mas li no Gizmodo que Sean Carroll do California Institute of Technology. Carroll fez uma palestra no mês passado num encontro que existe bianual da American Astronomical Society na cidade de Grapevine, Texas, onde ele falou quais seriam as teorias possíveis de um pré-Big bang que poderiam dar origem a um universo semelhante ao nosso.

Claro que isso é só uma especulação e nem sequer é uma teoria, pois Carrol afirmou que “Até o momento, essas não são leis estabelecidas da física que nós não entendemos nem as checamos de maneira alguma”, outro físico que estava com ele Peter Woit foi mais longe, “nós não entendemos o que está acontecendo neste caso, … nós realmente estamos no escuro.”

Mas há coisas que podemos afirmar, por exemplo, a tal da entropia, quanto mais o universo se expande mais entra em desordem, na verdade ele tem uma “desordem” de natureza muito baixa, quer dizer isto acontece de modo bem devagarinho, deram como exemplo, uma bomba perto de um monte de areia que explodisse e espalhasse toda areia, mas logo em seguida, o “universo” arrumaria estas areias em montinhos de novo aparentemente sem nenhuma ajuda e sem nenhum motivo aparente para fazer isto.

Um estudante de PhD, Stefan Countryman, aluno de Columbia, explicou ao site que o Big Bang poderia ter liberado uma grande massa de entropia (espalhamento grande), mas ao contrário as galáxias e aglomerados de galáxias, parecem estar todos organizados, com enormes vazios de espaços negros (massa e energia escura) entre eles, então temos ordem.

Isto então significa que o Universo que é pouco desarrumado, antes do Big Bang poderia estar mais arrumado ainda, poderíamos dizer uma “ordem perfeita”, minha interpretação, que no dizer dos físicos é assim: “Tem muita gente que acha que o começo do universo ele era simples, calmo e sem muita coisa, com pequenas ondulações, e que esse é o lugar natural para o começo do universo”, mas não é, o que haveria é provável, seria um “multiverso” bastante ramificado, ou seja, corpos ramificados e sem conexão, mas ao mesmo tempo “ligados”.

Esta teoria bem aceita, mas incompleta é chamada de “Big Bounce”, ou teoria da “inflação”, uma imagem feita de universos infantes (os que surgem da inflação) saindo do universo pai é a que mostramos acima, com licença de copyright de Jason Torchinsky, autor da figura acima.