RSS
 

Arquivo para outubro 4th, 2017

O prêmio Nobel da Física vai para …

04 out

O alemão naturalizado americano Rainer Weiss, Barry Barish e Kip S. Thorne,ondasBuracoNegro cientistas americanos do laboratório LIGO (Laser Interferometer Gravitational- Wave Observatory) do MIT, que detectaram as ondas gravitacionais previstas na Teoria da Geral Relatividade de Einstein (1915), cem anos depois em experimento de setembro de 2015.

A observação que comprova a existência das ondas gravitacionais aconteceu no dia 14 de setembro de 2015, quando detectaram as tênues vibrações emitidas por dois buracos negros que giram em torno um do outro, a 1,3 bilhão de anos-luz da Terra.

O fenômeno explica como a gravitação ocorre, embora isto já houvesse visto de modo particular, já em 1970 os astrônomos Joseph Taylor e Russel Hulse mostraram que as estrelas giravam ao redor delas mesmas e, com isso, perdiam energia, portanto ondas gravitacionais agora existem experimentalmente.

Por esta descoberta, Taylor e Hulse foram laureados com o Nobel de Física em 1993.

Mas a mudança geral mais importante é a mudança na nossa concepção de espaço-tempo, uma vez que estas ondas mudam a ideia que estas dimensões são absolutas, fonte de todo mecanicismo e até mesmo o idealismo filosófico, onde tempo e espaço são absolutos.

Hoje durante o dia será anunciado o de Química; na quinta, o de Literatura (5/10); e, na sexta (6/10) o da Paz, já o Nobel de Economia só será anunciado na segunda-feira (9/10).