RSS
 

Arquivo para dezembro 12th, 2017

Vereda da salvação e o advento

12 dez

O livro escrito por Jorge de Andrade entre os anos 1957 e 1963, foi levado paraaVeredaDaSalvação o cinema em 1965 numa adaptação do texto para o teatro de Jorge de Andrade, conta a estória da opressão no campo, e como tem uma saída mística, uma montagem feita em 1964 sob a direção de Antunes Filho foi questionada tanto pela direita como pela esquerda e na época foi um fracasso, uma montagem mais tarde em 2003 dirigida pelo professor-diretor Marcelo Bones, com formandos do Palácio das Artes, todos atores iniciantes.

O filme dirigido por Anselmo Duarte conta de produtores rurais pobres do Nordeste que entram para um grupo messiânico liderado por Joaquim (feito pelo ator Raul Cortez) que acredita ser a reencarnação e Jesus cristo e promete aos seus seguidores o caminho para o paraíso, que é a “vereda da salvação”, mas como todo falso messias se complica aos poucos.

Exercendo poder sobre os camponeses, Joaquim persegue Artuliana (Ester Mellinger), que está grávida, e pede aos seus seguidores que tirem o filho dela, acusando-a de estar perseguida pelo demônio.

O filme acompanha produtores rurais pobres no Nordeste brasileiro que entram em um grupo messiânico, liderado por Joaquim (Raul Cortez), que acredita ser a reencarnação de Jesus Cristo. Joaquim promete a seus seguidores que lhes mostrará o caminho para o paraíso, a “vereda da salvação” do título do filme.

Com poder sobre os camponeses, o personagem de Raul Cortez começa a perseguir aqueles que não lhe prestam obediência, em especial Artuliana (Esther Mellinger). Joaquim ordena que seus seguidores tirem o filho de Artuliana, que está grávida, acusando-a de estar possuída pelo demônio.

O filme além de Raul Cortez tem a participação de Lélia Abramo, José Parisi e Maria Isabel de Lizandra, e a história do messianismo não é outra coisa senão a história do Brasil, em tempos pré-eleitorais não custa prestar atenção em milagreiros e falsos profetas que juram “defender o povo” e promete falsas veredas.

Roland Barthes, em seu livro Crítica e Verdade observa que o termo francês fait divers estrutura-se a partir de uma ideia de busca de uma notícia geral, algo como um encontro.

As veredas são caminhos escondidos, que caminhos pode ser pensado para o país nos próximos anos, que esperar para um ano eleitoral ? .