RSS
 

Arquivo para janeiro 11th, 2018

A clareira para chegar a verdade

11 jan

Mencionamos em um post desta semana que o termo encontraraClareira a luz é costumeiro na filosofia, mas quais as principais diferenças entre a clareira de Heidegger, e ir para a luz no Mito da Caverna de Platão, ou a Ideia segundo o pensamento de Immanuel Kant?

Pode-se ler em Heidegger sobre Platão, um dos pilares do pensamento Ocidental sobre a verdade:

“A verdade não é mais, como não-velamento, o traço fundamental do próprio ser; mas, torna-se exatidão em razão de sua escravização à Ideia, ela é doravante o traço distintivo do conhecimento do ente. Desde então existe um esforço pela “verdade‟ no sentido da exatidão do olhar e de sua direção. Desde então, todas as posições fundamentais tomadas a respeito do ente, a obtenção de um olhar correto para a Ideia tornam-se decisivos.” (HEIDEGGER, A doutrina de Platão sobre a verdade, s/n,  p.10).

Muito antes de qualquer um dos aparatos digitais, Heidegger já afirmava que a ânsia no ímpeto moderno de tornar o objeto disponível, é o que “destrói toda visão do que o desencobrimento faz acontecer de próprio e, assim, em princípio, põe em perigo qualquer relacionamento com a essência da verdade” (HEIDEGGER, 2007, p. 35).

A crítica mais clara e responsável sobre Kant em Heidegger (a crítica ao idealismo muitas vezes se perde no objetivismo ou subjetivismo), é a crítica ao Idealismo Transcendental que estamos entre o fenômeno e o que é captado pelas faculdades humanas como uma coisa-em-si que em essência seria inatingível pela razão, por isto a separação entre objetos e sujeitos na “Ideia”.

Heidegger desenvolve no Ser e o Tempo uma separação entre os conceitos de “aparecimento” (Erscheinung) e fenômeno, onde o primeiro não se mostra e o segundo é o próprio mostrar-se deste algo, conceito sem dúvida vindo do seu mestre Edmund Husserl.

Esta é uma passagem fundamental no pensamento de Heidegger, onde o Dasein é visto como o contato com os entes que o cerca dando um sentido ao plano ôntico da existência, assim: “A fenomenologia é a via de acesso e o modo de comprovação para se determinar o que deve constituir tema da ontologia. Ontologia só é possível como fenomenologia.” (Heidegger, 2008, p.75)

A fenomenologia é fundamental para a ontologia e a ontologia é a abertura da clareira.

 

Heidegger, M.  A Doutrina de Platão sobre a Verdade. Tradução: Antônio Jardim. s/n.

______ A Questão da Técnica. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Revista Scientia Studia, 2007.

______Ser e Tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. 3.ed. Petrópolis. Editora Vozes. 2008.