RSS
 

Arquivo para agosto 14th, 2018

A falácia da competição de assistentes

14 ago

Assistentes tem papéis diferentes, e em muitos casos podem se integrar e trabalhar cooperativamente, é o que vem acontecendo desde maior entre a Cortana, assistente da Microsoft e o Alexa da Amazon, pela simples razão que trabalham em mercados diferentes e ambos podem ganhar com esta integração, desde maio há uma versão beta.

Ambos “ficam atrás” do Google Assistant, mas novamente ele tem uma função diferente como trabalha com “bancos de dados da Web”, o Google é um motor de busca, trabalha numa base maior, porém isto pode significar mais erros e mais induções ao erro, pois a “base é maior” e sabemos, nem sempre confiável.

Comando como pedir ao Alexa que abra o Cortana e trabalhe com ela, já está disponível, além de perguntar também pode solicitar tarefas como “enviar um e-mail” ou abrir um aplicativo, que são ótimos exemplos de diferente do Google Now, por exemplo.

Assim tanto se pode trazer o Alexa para dentro da interface Cortana no Windows 10 e ter as ´-habilidades do Alexa, como embutir no Alexa o Cortana e passar a usá-lo com habilidades do Windows o que diminui tarefas de digitação e interação com aplicativos.

O trabalho de integração entre Microsoft e a Amazon, que já disponibilizaram uma versão beta (de teste), mas nenhuma empresa se compromete ainda a dizer quando os usuários finais poderão habilitar e finalmente usar as funcionalidades desta integração permanece em suspense, mas você pode acompanhar ao vivo em um site se cadastrando num site da Microsoft.