RSS
 

Arquivo para outubro 4th, 2018

Miséria do pensamento

04 out

A incapacidade de uma leitura mais profunda da realidade, que sustente e avance para propostas, a penumbra que passa não só pensamento, mas junto com ele toda a sociedade, não tem resposta possível e o resultado é um “eterno retorno” mais trágico e cômico.
Ah como era bom aquele tempo que … a maioria da população silenciosa sofria sem reclamar, as redes que deram vozes (nem sempre positivas é verdade) ao conjunto da sociedade agora já não quer ouvir mais críticas vazias à pós-modernidade, ao líquido que nunca foi sólido, ou a crítica um triunfalismo tecnicista à la Frederic Jamenson, que é marxista é bom que se diga.
A crítica estéril ao consumismo e ao individualismo não foi capaz de penetrar na essência dos grandes problemas sociais, morais e espirituais de nosso tempo, como diria Heidegger o esvaziamento do ser, não é senão o vazio niilista que já apontava Nietzsche no século XIX.
No caso brasileiro é ainda mais pobre, ficamos entre discursos inflamados sobre questões de ordem sexual, acusações e fake news baratos, promovidos pela mídia sem pensamento algum, e também pela falta de um debate mais profundo de problemas sociais, urbanos e globais.
O resultado será desastroso seja ele qual for, e a principal função da democracia que é a educação para a cidadania se perdeu entre facadas e rajadas de autoritarismos, rompantes de discursos inflamados sobre acusações sobre quem roubou mais, não podemos cozinhar pedra e esperar uma sopa, alusão a uma famosa sopa de pedra que existe em Portugal.
Não consegui convencer amigos conscientes e nem mesmo gente religiosa que a escala de violência levaria a um desastre inevitável, a escolha de candidatos que são especialistas nesta linha, e espero estar errado, mas as consequências serão terríveis para o país.
Embora haja uma emergência de governo autoritários no planeta, no caso brasileiro o debate não foi para a linha de propostas e ações de governo concretas, e não se pode esperar que em 2 dias isto se reverta, sonhamos agora com um segundo turno, é como torcer para um empate quando o time podia ganhar de goleada.
Qual foi o erro estratégico, desde o princípio, cair na provocação violenta dos violentos, pobre democracia e pobre país que não olha para a gente pobre a não ser nas eleições.