RSS
 

Arquivo para março 6th, 2019

As Cinzas na Neve

06 Mar

O romance do estreante romancista americana Ruta Sepetys, é sobre o tema da repressão stalinista no início do stalinismo e da II Guerra Mundial, a personagem Lina é deportada da Lituânia para a Sibéria com sua mãe e o filho mais novo, o romance, traduzido em 27 idiomas, é de 2012, ganhou vários prêmios e agora vai para as telas.
O filme dirigido por Marius A. Markevicius, teve vários produtores, entre eles a própria Sepetys, terá entre outras participações: a atriz Isobel Dorothy Powley, ou Bel Powley de 26 anos, no papel de Lina Vilkas, Lisa Loven Kongsli como Elena Vilkas, Sophie Cookson como Ona, Sam Hazeldine como Kostas Vilkas, Peter Franzén como Comandante Komarov,, Martin Wallström como Nikolai Kretzky e outros.
Tão importante quanto o tema da repressão, é a resistência artística de Lina, que colocada separada da família em outro campo de prisioneiros luta para sobreviver documentando sua experiência com anotações artísticas e esperando que suas mensagens cheguem até o campo de prisioneiro do seu pai separado dela, para que saiba que ela está viva.
Ela arrisca tudo, esperando que suas mensagens na arte cheguem até o campo de prisioneiros de seu pai e espera que suas mensagens cheguem e o consolem.
Sepetys decidiu que era mais importante escrever um romance de ficção do que uma espécie de documentário de mais de uma dezena de pessoas que entrevistou, isto tornaria mais fácil aos sobreviventes conversar com ela sem receios.
O filme estreou 19 de janeiro e a fotografia, figurino e arte parecem muito boas: