RSS
 

Arquivo para março 12th, 2019

Smartphone dobrável, novidade ?

12 Mar

A feira Mobile World Congress feita na última semana de fevereiro em Barcelona trouxe como novidade as telas dobráveis, dobrável ao meio apenas, e cuja novidade é melhorar a experiência do usuário, tanto juntando as duas metades, como separando-as do aplicativo e o conjunto dele em duas telas, criando uma experiência de “janela ativa” nova, agora separada em tela.

O Huawei Mate X surge e em breve a Samsung lançará o Galaxy Fold (26 de abril), ambos dobráveis, mas sem caber no bolso.

Custou bilhões de euros o desenvolvimento, o apelo não é tão grande assim e o preço poderá ser proibitivo pelo menos num primeiro momento para os bolsos de classe média em descida.

As opções que de fato devem atrair os mercados são os Lançamentos Mi 9 da Xiaomi e o Galaxy S10 Plus da Samsung, que tendem a ter performance da maioria dos cenários em uso, mas com uso de aplicativos que facilitam o uso de jogos e Google Play Store mais rápidos, e tem recursos embutidos de inteligência artificial que ajudam melhorar fotos e segurança.

Os dois trazem os recursos de câmera tripla melhorando as possibilidades de fotos e vídeo, o Galaxy S10 traz um sensor especial de 12 MP com lente grande angular e outro de 12 MP com lente teleobjetiva dando um zoom ótico de 2x, e o terceiro com lente de 123º de abertura.

Os lançamentos trazem chips mais modernos do mercado, o Snapdragon 855 da Qualcomm, embora no Brasil por razões de custo, ao menos o coreano, sairá com o Exynos 8920.

O preço de venda do S10 dos EUA é de 999,99 dólares (cerca de 4 mil reais no Brasil), enquanto o Xiaomi Mi 9 cerca de 450 euros, algo em torno de 2 mil reais, ou seja, a metade.

Na europa estão disponíveis versões com memória de 6, 64 ou 128 GB, os dobráveis por enquanto só anúncios a preços proibitivos: 2 mil euros, ou 8 mil reais, acho que alguns fabricantes que vão lançar com duas telas vão se dar bem, a experiência é quase a mesma.

O vídeo abaixo dá uma mostra do Mate X da Huawei: