RSS
 

Arquivo para março 6th, 2020

Ascese e ascensão

06 mar

A ascese significa então um processo virtuoso pelo qual por passos e exercícios pode-se adquirir uma espiritualidade colocando a alma diante de obstáculos e situações onde possa superar-se e seguir um caminho de ascensão.

Alguns casos em que há entraves psicológicos, a autoajuda pode ser uma panaceia ou mesmo ser contrária a criação de uma verdadeira ascese, criando superstições e novos problemas e novos vícios entrando num ciclo vicioso que precisará de alguma ajuda profissional.

Momentos de crise e depressão favorecem estes ciclos, mas uma verdadeira ascese é um outro caminho pelo qual sentimos que damos passos cada vez mais elevados e conseguimos transpor os obstáculos naturais e ou impostos pela vida, doenças graves, situações econômicas, etc.

O apelo a solução mágica destes problemas não significa uma espiritualidade nem religiosidade, mas um oportunismo com a pessoa que sofre algum problema conjuntural de vida, pode em muitos casos configurar até mesmo crimes de extorsão e assédio pessoal ou moral.

A ascese é um esforço humano necessário, o dia a dia da vida exige uma forma de viver bem e que se coloque a alma num conforto necessário para a solução de problemas cotidianos, então não se trata apenas de religiosidade ou de mero virtuosismo, a vida nos pede modos de viver bem.

Em qualquer forma de pensamento ou cultura, o esvaziar-se para elevar-se é necessário para um bom andamento de uma perfeita ascese, o epoché grego não era outra coisa senão este processo inicial para adquirir novos pensamentos e permitir a elevação de patamar de consciência, de inteligência e de espiritualidade.

No cristianismo, uma das passagens bíblicas, que fala de modo particular da ascese de Jesus, é aquela que ele toma consigo Pedro, Tiago, João e os leva para “um lugar a parte”, diz o evangelista Mateus Mt 17,1-4: “E foi transfigurado diante deles: o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: ´Senhor, é bom ficarmos aqui, Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”, querendo permanecer nesta ascensão.

O fato é que depois “descem” do Monte Tabor (foto acima), isto é, não se permanece sempre num espírito elevado, mas há outra coisa importante nesta ascese que é o fato da presença de Moisés e Elias, claro ambos já haviam morrido a muito tempo, entretanto a presença de “homens” com Jesus.

Também pode haver a interpretação que é a “Trindade Santa” seja num caso ou noutro, o importante é saber que é possível uma ascese “humana” que nos eleve ao divino embora não seja perene.

 

 

 

 

 

 

Some cases in which there are psychological barriers, self-help can be a p