RSS
 

Arquivo para maio 25th, 2020

#LockDown de feriado, não fizemos a lição de casa

25 mai

A taxa de isolamento social subiu para 51% no Estado de São Paulo e 53% na Capital, o que é muito pouco perto do avanço da Covid 19, embora os números indiquem estarem estabilizados num patamar em torno de mil mortes, a queda poderá ser muito lenta se não houver formas de aumentar o nível de isolamento social, o dia de hoje também é feriado antecipado em São Paulo.

Aos poucos vamos tirando lições duras da pandemia no Brasil, mesmo com a reunião do governo com governadores o já previsto “day after” aconteceu e da pior maneira possível, o vídeo da reunião ministerial causou perplexidade em todo país e aumentou a distância entre poderes e do governo com governadores e prefeitos.

O frio também chegou embora ainda estejamos no outono no hemisférico sul, e a América Latina já é o novo epicentro da pandemia, enquanto a Europa devagar vai retornando a nova normalidade (embora Espanha tenha problemas), e com esperanças de eliminar a pandemia e que os índices de infecção caiam ainda mais.

Os leitos na capital estão se esgotando, chegaram neste domingo a 91% de ocupação, assim ou toma-se uma medida dura ou será inevitável acontecer um novo avanço na curva de mortes e o Brasil já é o segundo só abaixo dos EUA. 

A esperança da vacina avança na farmacêutica AstraZeneca da Inglaterra, seu CEO Pascal Soriot afirmou neste domingo (24) que o Reino Unido poderá ter acesso a vacina em setembro deste ano se os testes forem bem sucedidos, agora com 10 mil voluntários que começam a ser vacinados.

Apesar do isolamento social ser aquém do necessários, sua eficácia é comprovada, a curva que é exponencial de mortes e de infecções, deve ser analisada numa escala logarítmica (veja figura), onde pode ser observado, inclinações cada vez menores podendo ficar numa inclinação horizontal quando este número parar num patamar, que seria o desejável para não ultrapassar o limite do sistema de Saúde, dependendo da medida de #LockDown podemos variar de 30 a 100 mil mortes.

Sobre São Paulo, os cientistas avaliam, a analise foi feita por pesquisadores da USP segundo o portal G1, que ao invés de termos um pico podem ter uma platô onde o pico máximo se mantém por vários dias antes de recuar, isto também esgotaria o sistema de saúde já em taxa elevada.

Alguns estados já revelam uma atenuação da curva, é o caso de Rio Grande do Sul e Santa Catariana, porém Amazonas continua grave, já o Ceará e Maranhão devido ao #LockDown tiveram melhoras enquanto o Pará ainda não mesmo com o isolamento radical.