RSS
 

Arquivo para novembro 17th, 2020

Os pobres e a pobreza

17 nov

O pobre é a condição desumana de vivência de uma determinada pessoa que pode ou não estar vinculada a condição social, já a pobreza é estrutural e onde ela existe boa parte da população ali está condenada a ser pobre.

Relatório da ONU de 2019 dava o dado de 500 milhões de pessoas vivendo em condição de pobreza, abaixo da linha da dignidade humana, o português  Pedro Conceição, diretor do Escritório que fez o relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, cria um conceito importante da pobreza multidimensional, que cria indicadores ligados a saúde, à educação que são o impacto estrutural em suas vidas:

“Pobreza Multidimensional é um conceito importante, porque tenta perceber de que forma é que as pessoas vivem em pobreza, mas não só. Através do fato de serem baixos níveis de rendimento. Tende a medir também a forma como indicadores ligados a saúde e à educação têm impacto na forma como as pessoas vivem as suas vidas. Quando temos este conceito um bocado mais abrangente da pobreza, aquilo que verificamos é que o número de pessoas que vivem em pobreza é maior do que aquele número de pessoas que vivem em pobreza quando medimos apenas através do rendimento. Há 500 milhões de pessoas que vivem em pobreza multidimensional do que aquelas que vivem em pobreza extrema, se olharmos apenas para indicadores de rendimento.”

Assim quando medimos apenas o rendimento estamos encontrando aqueles que são pobres, e é preciso atacar o problema estrutural que é multidimensional.

O relatório diz que 85% da pobreza mundial está concentrada na África subsaariana, em países como Burquina Faso, Chade, Etiópia, Niger e Sudão do Sul, há 90% de crianças com menos de 10 anos consideradas multidimensionalmente pobres.

O relatório avalia os progressos que foram conseguimos para atingir o objetivo 1 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que prevê erradicar a pobreza “em todas as suas formas em todos os lugares”, neste relatório o número cresce para cerca de 2 bilhões de pessoas que abrangem a pobreza global.

Locais onde há “um progresso estatisticamente significativo” para alcançar o objetivo 2 e reduções mais rápidas ocorrem na Índia, Camboja e Bangladesh, mas não se pode pensar que este desenvolvimento será “natural” se não houver um esforço por parte de países ricos de repensar a distribuição de renda.