RSS
 

Arquivo para dezembro 14th, 2020

Uso emergencial da vacina

14 dez

Em meio a crescente polêmica da vacina, na medida que a vacinação se aproxima, alguns esclarecimentos são necessários, reunidos dia 10/11 o colegiado da Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA), na qual é destacado que é destinada a um “grupo previamente definido”.

Ainda segundo a agência, nenhum laboratório havia solicitado, até aquele momento, o uso de vacinas, mesmo o órgão já ter definido os requisitos para o pedido de uso “temporário”.

O que é considerado uso temporário e emergencial está prevista no enfrentamento da pandemia.

Um documento intitulado Plano Nacional de operacionalização da Vacinação contra a covid-19  foi entregue sábado (12/12) ao ministro Ricardo Lewandovski, relator de ações que falam da obrigatoriedade da vacina, pelo advogado-geral da União José Levi, conforme a Agencia Nacional.

O documento contendo 93 páginas é dividido em dez eixos, onde especifica a população-alvo, as vacinas já adquiridas e as que ainda estão em fase de pesquisa, a operacionalização da vacinação, o esquema logístico e as estratégias da comunicação para uma campanha nacional.

As vacinas que estão em processo de aquisição pelo governo, conforme o documento oficial, são a Fiocruz/AstraZeneca, 100,4 milhões de doses em julho de 2020 e depois mais 30 milhões de doses ao mês no segundo semestre, a Covax Facility 42,5 milhões de doses e Pfizer em negociação.

Não há data para o início da vacinação, enquanto isto crescem o número de casos, os hospitais voltam a ficarem lotados, e o controle de bares e restaurantes parece ineficiente em época de Natal onde o comércio se agita.