RSS
 

Arquivo para dezembro 15th, 2020

As esferas de Sloterdijk

15 dez

Os volumes I, II e III das Esferas de Peter Sloterdijk são digressões sobre as esferas humanas que incluem o pensamento, a cultura e a religião (embora ele diga não a considerar escreveu Pós-Deus e faz diversas alusões a questões religiosas, como “matris in grêmio” e “excesso eucarístico”).

O que é Esferas de fato para o autor dos estudos antropotécnicos, pode ser lido como: “ a vida é uma questão de forma, essa é a tese que associamos a venerável expressão “esfera”, dos filósofos e geômetras.” (Sloterdijk, p. 14)

Porém estas “esferas” vão além da forma, é uma forma metafísica, que na sua representação serve como o luar de proteção da humanidade, que se coloca em bolhas de pedras, armas, poesias e ideias, porém falta-lhe imunidade, escrito antes da pandemia, lançou a co-imunidade.

Sua esferologia pretende responder, além do dasein de Heidegger, ser-ai-no-mundo, como o que queremos dizer quando dizemos estar no mundo desde o acolhimento nos braços da mãe após a expulsão do útero, até a construção da civilização após a expulsão do Éden, claro é uma metáfora.

Com a morte (ou noite de Deus para religiosos), a grande esfera protetora da civilização humanista perdeu seu caráter local e estendeu-se ao infinito, dissolveu-se as relações protetores do íntimo em relações formais cinzentas, assim agora é o que acontece nesta exterioridade absoluta ?

É necessário especular então sobre como sobreviver e se proteger, um animal com carências que deixou de possuir habitat para aventurar na excentricidade da ex-sistens (ser para fora), é também a questão de morada, habitar uma comunidade de cuidado, eis a co-imunidade.

Mesmo anterior a pandemia, o raciocínio de Sloterdijk desvelou o que é cuidar e co-existir, sem estes conceitos a pandemia passará e voltaremos a frivolidade, como diz o pensador.

 

SLOTERDIJK, P. Esferas I, trad. José Oscar de Almeida Marques, S]ao Paulo: Estação Memória, 2016.