RSS
 

Arquivo para fevereiro 1st, 2021

Mianmar urgente !

01 fev

Mianmar, antiga Birmânia, foi governada por forças militares até 2011, quando após um longo período de protestos, em que a Suu Kyi voltou ao país para resistir junto com a população ao autoritarismo do governo militar, acabou cedendo e fazendo reformas democráticas.

O filme feito sobre ela foi feito justamente no momento em que as forças democráticas retiravam do poder os militares, The Lady (em português traduzido como Além da Liberdade), conta a história de Aung Suu, Kyi filha de Bogyocke Aung San, grande estadista considerado pai da nação birmanesa, teve sua história recente contada no filme dirigido por  Luc Besson, o final foi adaptado porque o país entrava em um processo de redemocratização, após inúmeros protestos e a prisão de Sun Kyi.

Após 9 anos de redemocratização, que se consolidaria com a esmagadora vitória em novembro, de seu partido a Liga Nacional pela Democracia (NLD em inglês) e que os militares alegam terem sido “fraudadas” sem apresentar qualquer prova disto e agora retomaram o poder.

Em carta escrita antes de ser detida, Suu Kyi denuncia que as ações militares voltam a colocar o país sob a ditadura, e pediu ao povo “protestem contra o golpe”, “não aceitem isso”.

O mundo que vive sobre novas ameaças de facismo deve protestar contra mais um golpe na democracia e na convivência pacífica dos povos.

Presa muitas vezes, é dela a frase: “A única prisão real é o medo, há só uma liberdade real libertar-se do medo”.

 

Reinfecção, cuidados e vacina

01 fev

Os estudos atuais apontam que alguém que já teve Covid pode ter uma nova infecção por causa da mutação do vírus, em São Paulo já há três variantes confirmadas (pelo Instituto Adolfo Lutz, claro muitos nem serão contados por que é preciso fazer testes PCR), e há casos suspeitos em Santa Catarina, Paraná, Acre e Mato Grosso do Sul, enquanto isto a infecção cresce e a campanha de vacinação ainda vai devagar.

A variante do vírus chamada de P1 já foi detectada em oito países, além do Brasil, Japão, Itália, Coréia do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unidos e Ilhas Faroe.  O que mais preocupa é que as vacinas podem não imunizar esta nova variante, os estudos ainda estão em andamento.

Em 17 de janeiro foi detectado um caso de reinfecção em Manaus, o caso foi estudado e teve um artigo científico publicado esclarecendo e dando dados da reinfecção pela nova variante, tratava-se de uma mulher de 29 anos que tinha contraído a Covid em março de 2020, em 19 de dezembro ela voltou a apresentar sintomas e foi diagnosticada com a variante da Covid 19.

Os cuidados deveriam ser redobrados, entretanto não apenas há autoridades que negligenciam o isolamento social, como também há atitudes contraditórias, o governo de São Paulo, coloca quase todo estado na fase vermelha, de maior gravidade, mas entra na justiça para ter aulas presenciais nas escolas públicas já neste mês, inicialmente falta coerência de discurso e de ação.

O Brasil não acompanha a identificação, rastreamento, monitoramento e isolamento das infecções da Covid-19 e o alerta é dos próprios cientistas brasileiros, a plataforma Gisaid que monitora o vírus no mundo, tem apenas 0,5% dos casos publicados, estudados do Brasil.

A vacinação começou principalmente com os profissionais da saúde, é preciso esclarecer que os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a onde de infecção está mais forte, e que somente a partir de um certo grau de vacinação, que depende da eficácia da vacina, pode-se ter alguma medida de flexibilidade, abrir completamente está muito longe de acontecer.