RSS
 

Arquivo para fevereiro 8th, 2021

Vacinas, antecipação e cuidados

08 fev

As vacinas são sem dúvida a maior arma na luta contra a Covid-19, porém é preciso acompanhar os dados científicos mundiais, a própria OMS certifica que apenas duas vacinas tiveram os dados finalizados Pfizer e AstraZeneca, sendo as etapas de avaliação (Status of assesment) e data de decisão antecipada (data of antecipated decision), segundo o próprio site da OMS (foto ao lado).

As outras estão prometidas para o meio de fevereiro e início de março, notem que a decisão está escrita na tabela da OMS foi antecipada por isto alguns efeitos colaterais estão aparecendo após o início da vacinação, normalmente isto era verificado nos testes finais.

Não é, portanto, fake-news como muitas informações que circulam na mídia, o processo de avaliação foi acelerado é o que está claro no próprio site da OMS, que é compreensível de certa forma, porém é preciso saber que o processo de queda na curva de infecção ainda vai demorar para cair, os dados oficiais mostram que o número de infecção e de mortos vem crescendo (novas cepas e eficácia das vacinas), e há países que já estão em colapso e outros que podem entrar.

Assim os cuidados devem ser redobrados e todos precisamos estar atentos a este momento que é agora sim o pico da pandemia e as vacilações no controle da pandemia apenas pioram o estágio atual.

O caso de Portugal é icônico, mesmo tendo iniciado o processo de vacinação e que está em ritmo até bom, a contaminação da Covid-19 atingiu níveis muito altos no país e exigiu medidas duras do governo, e um certo pânico no sistema de saúde que pediu auxílio aos vizinhos europeus.

Não podemos imaginar que este é apenas o caso deles e que não chegaremos a este caos, se não forem tomadas medidas urgentes, entraremos no mesmo colapso que uma boa parte do país já parece estar caminhando, as dificuldades de tomar medidas duras deve-se ao péssimo clima que a política instala no país, impossível qualquer tipo de acordo ou bom senso neste nível.

Enquanto isto o povo sofre e torcemos pelo avanço das etapas de vacinação, mas é bom observar o estágio das vacinas que estão sendo oferecidas e também fazer esforços na compra de insumos.