RSS
 

Arquivo para fevereiro 15th, 2021

Variantes do coronavírus e liberação

15 fev

Enquanto no Reino Unido já está confirmado que a vacina não funciona para a variantes do vírus, chamada de variante de Bristol e confirmada pelo governo britânico, a cientista britânica Sharon Peacock deu a péssima notícia na quinta-feira (11/2) que a variante já se espalhou pelo Reino Unido e irá varrer o mundo, então a crise da pandemia está longe do fim.

A AstraZeneca informou que levará 9 meses para a vacina estar pronta para esta variante, junto com a Universidade de Oxford a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) participam da produção da vacina.

No Brasil, informa a Agência Brasil, já foram identificados pela FioCruz a presença da variante P.! em mais 5 estados, além do Amazonas, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, também as secretarias da Saúde da Bahia, do Ceará e do Pernambuco já identificaram a variante.

De acordo com o site Bloomberg o Reino Unido já está chegando a 52 milhões de vacinados (o páis tem perto de 67 milhões de habitantes), mesmo assim o LockDown ainda não foi aliviado, serve de alerta para outros países, é provável que possa abrir aos poucos, e deverão ser tomadas medidas gradativas estudadas caso a caso.

More Than 172 Million Shots Given: Covid-19 Vaccine Tracker (bloomberg.com)4

Resta saber como será pensado o caso da variante, de um pico de 52 mil casos no início de fevereiro caiu para 13 mil no sábado (13/02), mas a comunidade científica inglesa está analisando intensamente o caso da variante para tomar as medidas de liberação.

No mundo há uma queda para 410 mil casos, é uma queda lenta, porém já é possível pensar que mesmo com a variante há uma esperança que a vacina funcione dentro dos limites de eficácia.

Cabe a cada manter os cuidados e não relaxar enquanto os efeitos da vacina não forem sentidos.