RSS
 

Arquivo para fevereiro 26th, 2021

A ascese da alma

26 fev

Vivemos tempos em que mesmo o pensamento organizado sofreu desvios e quem desejar encontrar a verdade terá dificuldade, a grande maioria das pessoas busca a ascese através daquilo que Peter Sloterdijk chama de “vida de exercícios”, receitas de como ter uma vida boa, em geral, apenas a financeira, mas em muitos casos também o cuidado com a alimentação e com o corpo e para ai, como fica a ascese da alma e onde encontra-la é a questão.

É certo que há aqueles que nem mesmo acreditam que existe a alma, porém vivem num desconforto de se apegarem apenas as coisas que passam e nunca encontrarem a que não passa, o desenvolvemos esta semana é a ascese do encontro com o Outro, aquele que não é o espelho.

As torcidas organizadas deste ou daquele tipo, desta ou daquela forma de espiritualidade, desta ou daquela corrente estão em busca apenas do espelho, alguém que pensa e que vive o modelo de ascese vinculado apenas a um grupo, por esta razão como são excludentes, não são um modelo para todos e não podem ser uma verdadeira ascese.

Mesmo em termos de religião, aquele que “ama a Deus que não vê e não ama o irmão que vê, é mentiroso” (Jo 1:4,20) também outras religiões têm fórmulas parecidas que se resumem na chamada “regra de ouro”, não fazer ao Outro aquilo que não gostaria que fosse feio a você.

Os mercados e shoppings lotam em tempos de pandemia, aparentemente até mais que em tempos normais, claro quando estão abertos e é permitido, as pessoas buscam lá o que uma falsa ascese deu, ou seja, uma vida de exercícios, neste caso de consumo.

Assim os tempos serão mais duros, e com mais dificuldade de encontrar a verdadeira paz que é aquela que nos leva ao alto, afinal ascese significa elevar-se, subir e chegar a uma região de conforto da alma, não material e nem mesmo aquele que entramos ali e ficamos bem (no nosso grupo ou torcida), e sim uma elevação do espírito e da alma que nos conforta, mesmo na crise.

A passagem bíblica que revela esta ascese é a passagem em que Jesus escolhe três discípulos e vai ao monte Tabor (cuidado porque a outra ascensão de Jesus é uma ascensão dívida, que foi depois de sua Morte e Ressurreição), diz esta passagem (Mc 9,2-3): “Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar”.

Depois do monte Tabor (foto acima) tiveram que voltar a realidade e descer de lá, Pedro queria ficar lá, esta é a diferença da outra ascensão na qual Jesus retorna a sua realidade divina (o céu é uma metáfora).

Tempo de ascensão verdadeira, a pandemia nos retirou tudo que era falso, ficamos diante do Ser.

O vídeo a seguir dá uma explicação cristã do significado litúrgico da leitura acima.

Transfiguração do Senhor, no Monte Tabor – YouTube