RSS
 

Arquivo para outubro 8th, 2021

Renunciar a regalias e dar condições aos pobres

08 out

Ao lado do problema da pobreza e da extrema pobreza, o mundo carece de solidariedade e compaixão com os pobres, segundo Amartya Sen, outro prêmio Nobel de Economia de 1998, “a pobreza é a privação de capacidades”, portanto não se trata de incapacitados ou de algum sistema de privilégios, mas o acesso á educação, a condição social e financeira, a saúde, etc.

A contribuição de Kremer, Barnerjee e Duflo (veja o post anterior) é revelante porque aborda o aspecto multidimensional, que vai além da falta de recursos da pobreza, e ainda mais aponta a ineficácia de pobreza governamentais, e entre estas medidas abordam que até mesmo o microcrédito tem limitações.

A pesquisa foi feita em 13 países no estudo The Economic Lives of the Poor (A vida economia dos pobres), os autores demonstram que as microfinanças não conseguem aumentar nem o investimento, nem o consumo, nem as condições de saúde e educação ou o empoderamento das mulheres, então qual é a solução apontada.

Eles apontam efeitos de fortalecer e melhorar aspectos específicos relacionados à pobreza, como a educação e a infraestrutura, e apontam um estudo feito no Quênia 2009 (Additional Resources versus Organizational Changes in Education: Experimental Evidence from Kenya – “Recursos adicionais versus mudanças organizacionais na educação: evidências experimentais do Quênia”),  e outro feito na Índia em 2007 (Remedying Education: Evidence from Two Randomized Experiments in India – “Remediando a educação: evidências de dois experimentos aleatórios na Índia”), de 2007.

Também países desenvolvidos se alinham com estas propostas como os planos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mas não faltarão argumentos polarizados que dirão que se trata de assistencialismo ou é uma proposta da esquerda radical, trata-se de superar a visão egoísta e certificar que a globalização não olhou para o problema social da humanidade.

Como é difícil superar esta visão, e isto vem de longe, superar a visão de conforme dos ricos e dos remediados e olhar aos pobres é também um ensinamento cristão, diz a passagem do evangelista Marcos (Mc,10:21-23) a um jovem rico que seguia todos os mandamentos e queria muito seguir Jesus, que olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”, o jovem fica abatido e vai embora, porque era muito rico.

Superar o egoísmo e permitir aos pobres a estrutura e as condições de emergirem é no fundo ter que renunciar a privilégios que muitos não admitem ter não por mérito próprio, mas por ter estruturas que os garantiram.