RSS
 

Arquivo para novembro 26th, 2021

Tempo de mudar e repensar

26 nov

A Pandemia não provocou mudanças em nosso comportamento, a maioria quer voltar ao velho normal: correria, um dia a dia nervoso e complexo, ambições que se confundem com objetivos sadios e possíveis, enfim aquilo que o filósofo Sloterdijk chamou de “frivolidades”, entretanto a crise não passou e já se admite uma 4ª. onda.

A cada 100 novas infecções relatadas no mundo, 62 estão na Europa informa a agência de notícia Reuters, a região registra 1 milhão de infecções a cada dois dias.

A sabedoria que envolve todo um universo da vida humana, da saúde a política, o bem estar verdadeiro que inclui justiça e empatia, mesmo com um beliscão da natureza não foi suficiente, o resultado é uma crise que se aproxima e se avoluma, olhar para o infinito do universo e de seus mistérios deveria tornar-se humildades, mas a arrogância está em toda parte dos incrédulos aos céticos, da baixa cultura a cult livresco e enciclopedista, uma verdadeira mudança do pensamento, como quer Morin, não aconteceu.

Tudo isto que deveria ter nos inspirados maiores sentimentos de amor, solidariedade e paz não aconteceu, a Pandemia não deu uma trégua de hostilidades e radicalizações, o resultado não poderá ser outro que não uma catástrofe, independente de governos e tendências eleitas, já que a polarização leva sempre a dois extremos e não dá trégua.

Há algo pairando no ar, o espírito humano sabe quando as coisas estão fora de lugar, nem sempre sabem exatamente onde estão por falta de harmonia e evolução espiritual, não basta o desenvolvimento humano material, ele é importante se for sustentável, é preciso que a alma humana acompanhe esta evolução e não é o que se vê, se vê “frivolidades”.

Vários países da Europa pensam em lockdown, também uma crise de energia está na mira de muitos países europeus, dependentes de fornecedores externos, segundo dados da Eurostat, a agência de estatística da EU, o aumento do gás tem feito a inflação subir em 19 países da zona do euro, e impacta tudo, mas principalmente a energia já que 90% do gás vem da Rússia, e um quinto da energia elétrica é produzida com uso do gás.

Lembremos que estamos no inverno na Europa e este consumo tende a crescer para ambientes aquecidos e maior permanência nos lares.

Na liturgia cristã começa no final de semana o Advento, não é apenas a comemoração do Natal, na primeira semana é a espera de uma nova vinda de Jesus, chamada Parusia, e não se trata apenas do fim do mundo, mas também nas grandes crises Deus não é indiferente, claro aos que creem, é sempre possível sua intervenção de modo inesperado.

A esperança é assim um motor de nossas vidas, mas precisamos estar atentos como diz a liturgia deste período (Lc 21,34): “Tomai cuidado para que os vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriagues e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de nossa terra”.