RSS
 

Arquivo para dezembro 8th, 2021

É possível induzir um terremoto

08 dez

Ouvimos falar de experiências realizadas pela Marinha americana em alto mar provocando pequenos terremotos de modo intencional, porém de modo não intencional atividades realizadas no solo podem induzir terremotos, uma equipe internacional de pesquisadores documentou a descoberta deste novo tipo em uma pesquisa feita na Colúmbia Britânica, Canadá, e publicada na Nature Communications no mês passado.

O terremoto foi descoberto quando a equipe estava estudando um terremoto causado pelo fraturamento hidráulico, um método usado no oeste do Canadá para extração de petróleo e gás, e que é isto que caracteriza o chamado terremoto induzido, a ação por bombeamento de água em rochas, vale o ditado água mole em pedra dura, neste caso não só fura como pode causar um terremoto.

Com uma rede de oito estações sísmicas, localizadas ao redor de um poço de injeção para separadas por alguns quilômetros de distância entre si, os pesquisadores liderados pelo PhD Hongyu Yu, do Instituto de pesquisas Geológica do Canadá e por Rebeca Harrington, professora de geologia da Universidade de Bochum, registraram dados sísmicos de aproximadamente 350 terremotos, claro todos de baixa intensidade, porém parecidos aos vulcânicos e isto sugere algumas observações a mais nas atuais erupções.

A observação é que 10% dos terremotos identificados possuíam características únicas, que eles se rompem mais lentamente, porém muito semelhantes aos terremotos vulcânicos.

A análise sugere que estes terremotos provocados por ações humanos, são mais lentos e tem longa duração, e na medida que se expandem tornam-se uma mistura dos dois tipos, por isto são induzidos, e a conclusão é que ações humanas podem causar e piorar as condições para futuros terremotos e erupções em áreas vulcânicas.

As duas consequências são então que o fluido bombeado na rocha gera um aumento de pressão suficiente para gerar uma rede de fraturas próximas ao poço, enquanto uma segunda consequência é que a ação exerce uma mudança na tensão elástica nas rochas vizinhas que podem ser transmitidas a distâncias mais longas, com consequências graves.

Se antes imaginamos que apenas a parte vegetal da natureza devia ser respeitada, descobriu-se que também rochas, leitos de mananciais e jazidos de pedras devem ser cuidados.

A Noosfera assim como diversas cosmogonias de povos originários afirmam isto: tudo é sagrado.