RSS
 

Arquivo para dezembro 22nd, 2021

O Natal em Lisboa

22 dez

Lisboa é a capital portuguesa e o Natal lá é um destino especial para brasileiros, português vivia uma explosão de turismo quando entrou a pandemia, um campeão de vacinação da Europa reabriu o comércio, mas estes dias voltaram a ser dias de incerteza e preocupação como nova medidas de restrição sanitária

A praça do comércio é seu ponto central, onde sempre se faz uma iluminação com uma bela árvore de natal (foto 1) e ilumina o arco triunfal (homem ao rei D. José I), ele inicia sua principal rua de comércio e restaurantes indo até a praça do Rossio, e ela dá passagem para a praça da Figueira, outro ponto característico e Central.

Da praça do comércio se tem uma vista do rio de Tejo onde se liga ao mar, a região chamada de “baixo Chiado” ou simplesmente a “baixa” pode-se subir através das escadarias, do metrô ou pelo elevador histórico e turístico Santa Justa até o Chiado.

O chiado é ponto de um comércio mais antigo, com sua famosa praça de Camões de onde se tem acesso a ruas de comércio e a bares e restaurantes famosos como o “cantinho do Avilez”, chef conhecido internacionalmente e que faz a tradicional comida ibérica com bom gosto e criatividade, há no Chiado muitas coisas para se ver e comer, além e ser um ponto tradicional dos bondinhos (elétricos como são chamados lá).

Também a praça do Rossio e a praça do Comércio são pontos de elétricos, no caso da praça do Rossio também há uma estação de trem (comboios em Portugal), dali pode-se ir até Belém, onde há a famosa torre e o tradicional “pastel de Belém”, ou ir para a parte mais moderna de Portugal, indo até a praça Marques de Pombal por metrô ou autocarro (ónibus, os elétricos modernos são bons e confortáveis).

Infelizmente as restrições sanitárias voltaram, tanto para viagens quando para a circulação, então o passeio no Natal e ano novo está limitado por lá também.