RSS
 

Arquivo para maio 16th, 2022

Covid 19 já volta a registrar alta

16 mai

Em reportagem da revista Veja, especialistas afirmam que a variação de 20,4% em relação a duas semanas atrás, a avaliação é que acima de 15% já é classificada como uma média móvel alta.

Em outra reportagem da USP, o professor Esper Kallás, do Departamento de MOlésticas Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e infectologista coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da USP, fez uma análise do atual momento, afirmando que no começo da pandemia achava-se que ela teria o pico mas não traria surpresas, mas “o tempo mostrou que a gente estava errado”, acrescentou.

Segundo professor Kallás, o vírus se multiplicou de maneira muito rápida ao redor do planeta, o que favoreceu sua capacidade de modificação genética que resultou em novas variantes.

Disse textualmente à reportagem: “Isso fez com que o vírus se adaptasse com um objetivo principal, que era sua transmissibilidade, porque, do ponto de vista evolutivo, o que ele quer é se espalhar”, explica. Isso ocorre devido à seleção natural, ou seja, aqueles com maior capacidade de transmissão sobressaem em relação aos outros.

Além dele informou o professor também outros pesquisadores apontam, inclusive, que o coronavírus atual é o vírus mais transmissível já conhecido.

Em seu pior momento atual a média móvel de casos conhecidos atingiu a marca de 188 mil casos, foi caindo até estar próximo de 12 mil casos e estar abaixo de 100 mortes, agora já está prestes a atingir os 17 mil casos conhecidos diárias, voltando a ficar acima de 100 mortes diárias.

O momento é preocupante apontam especialistas, porém as autoridades sanitárias apostam numa nova queda, mesmo sem qualquer evidência, para justificar a liberação dos protocolos.