RSS
 

Arquivo para maio 30th, 2022

Dados da Covid 19 não analisados

30 mai

A mais de um mês os dados sobre mortes não abaixam e novamente estão acima de 100 mortes diárias na média móvel, enquanto a média móvel dos casos conhecidos já sobe significativamente no Brasil (veja o gráfico), embora a nível mundial já se observe uma queda sensível.

A varíola do macaco com números ainda pequenos assusta pela rápida expansão mundial.

O problema é que não havendo um combate a circulação do vírus, que é menos letal, é possível que a doença se mantenha, de modo similar ao que acontece com a varíola do macacão onde o fato que não houve uma política efetiva de combate enquanto estava em regiões da África.

O problema de política sanitária é que se houver a surpresa de uma nova variante corremos o risco de voltar a estaca zero do combate a pandemia, é claro que isto não está no horizonte, porém diversos especialista já apontaram a capacidade mutante do vírus.

É consenso entre os especialistas mais responsáveis que somente a OMS pode decretar o fim da Pandemia e a preocupação do órgão mundial é ainda de manter o alerta, embora veja os números caírem e comprove a informação com os números que a Organização Mundial tem.

Estamos aprendendo a conviver com estes dados, porém os cuidados vão sendo cada vez menores, por exemplo, o uso de máscaras parece muito exagero, há pessoas que param e questionam aqueles que usam, outra coisa importante são ambientes fechados e locais de convivência necessária como mercados.

Talvez devemos tomar cuidado também como alergias e resfriados que nunca tivemos muito cuidados, porém uma educação pública e esclarecimentos podem ser importantes.

É fato que que devemos incorporar novos hábitos e cuidados em nosso dia a dia.