RSS
 

Arquivo para maio 31st, 2022

As tensões de uma 3a. guerra mundial

31 mai

Os limites do horror de uma 3a. guerra mundial existem.

Em 2011 a Rússia instalou mísseis Iskander em Kaliningrado, mísseis Iskander em Kaliningrado, exclave russo antiga Konigsberg antes da 2ª. Guerra e depois Stalingrado, isto foi parte de sua resposta ao escudo antimísseis norte-americano. Acredita-se sem dados concretos que ambos os lados já se reforçaram.

Na outra ponta de uma possível guerra está a China que faz exercícios no mar de Taiwan e nas ultimas horas de ontem fez exercícios aéreos como demonstração de força em resposta as provocações do governo Biden, Taiwan relatou 30 aeronaves na Zona de Defesa Aérea da ilha.

O Japão provável aliado americano tem litígios com a Rússia, sobre as ilhas Curilhas, tomadas na segunda guerra mundial, e o Japão tendo perdido a guerra assinou um acordo a contragosto.

Fora desta zona de confronto estão a Moldávia, que tem uma região lutando por independência e aliada dos russos, a Transnídria, enquanto Suécia e Finlândia já pediram para entrar para a Otan, e aí há uma terceira peça do xadrez da guerra que é a Turquia, que tem acordo com os russos e não quer a entrada destes países na OTAN.

Enquanto a Europa decidiu o embargo do petróleo russo, a Holanda deixou de receber o gás de lá.

A guerra na Ucrânia tem como frente de batalha mais sangrenta a região de Severodonesk, está em jogo importante estrada que liga a Karkhiv e Zelensky esteve na região, ela é estratégica para isolar as tropas ucranianas, ao sul há batalhas perto de Odessa, porto da Ucrânia depois que Mariupol foi tomada.

Uma 3ª. Guerra seria um horror para todo o planeta e é questionável se haverá vencedores.