RSS
 

Arquivo para agosto 8th, 2022

Covid 19 do ponto de vista das redes

08 ago

As redes sociais implicam em relação com seus vizinhos mais próximos que são considerados como vértices das redes, e a propagação do vírus é vista como a possibilidade de um nó da rede transmitir ao outro, como a teoria dos pequenos mundos (small words) afirma que cada pessoa (cada nò) está separado do outro, por apenas seis passos de separação, fica evidente a transmissão.

Seja qual for a estratégia, a testagem sempre deveria estar presente, mas o custo faz muitos não adotarem este protocolo, sem saber quem está infectado não como prevenir e isolar o vírus.

A estratégia de isolar ambientes não é eficiente, embora manter ambientes abertos e arejados seja um bom protocolo, em ambientes fechados não significa que os vírus estejam mais em determinados ambientes, claro exceto os ambientes de tratamento de contaminados onde é evidente que o vírus está presente, a estratégia japonesa é internar somente os casos graves.

Assim diversas estratégias adotadas podem ser mais ou menos eficazes, a chinesa é a mais óbvia, que é a tolerância zero, o lockdown, se todos estão isolados não há transmissão, mas a japonesa é uma das mais inteligentes, e os números comprovam, que é identificar os nós mais suscetíveis ao contágio de casos graves, assim os grupos de riscos são ali os mais vigiados e testados.

Segundo o infectologista japonês Sachio Miura, da Faculdade de Medicina da Universidade de Nagasaki, os que apresentam sintomas leves são orientados a tratar em casa, assim evita uma corrida aos hospitais, onde a superlotação de pacientes se torna um criadouro, o que na teoria das redes seria chamado de hubs, da onde as redes se proliferam e transmitem em menores passos.

Os diversos órgãos de saúde sempre têm especialistas em doenças, porém a estratégia dos protocolos deve ser pensada globalmente (em rede), o número de casos e de óbitos tem caído somente pelo fato que o vírus está menos letal, porém a letalidade podia ser evitada com estratégias inteligentes.