RSS
 

Arquivo para outubro 5th, 2022

Crime, castigo e arrependimento

05 out

O romance Crime e Castigo de Fiodor Dostoievsky é considerado um dos grandes romances da literatura universal, narra a história de um personagem que planeja a morte de uma velha agiota, e ao se deparar com a irmã dela, acaba por mata-la também, viverá um drama de consciência.

O personagem Raskólnikov, a polícia prende um inocente que acaba confessando pela pressão que sofreu, o personagem vai confessar o crime depois de sofrer uma enorme influência de Sônia, que compartilha com ele a descrição da ressurreição de Lázaro, contida no Novo Testamento.

O lançamento do livro foi em 1866, porém foi publicado em trechos antes numa revista literária, em onze capítulos do Mensageiro Russo, trata também de temas socialistas, porém de modo profundo e especial a questão da consciência.

A ideia que há justificativa para crimes em função da problemática social, e evidentemente uma agiota não é uma figura agradável, porém a morte e de modo mais amplo a guerra é deprorável.

A questão desta consciência individual não é apenas do período do autor, que viveu alguns anos inclusive na Sibéria no período dos czares,

Diversas histórias se desenvolvem em paralelo, entre elas o romance de Raskólnikov, entre elas o romance de Sônia com o protagonista, filha de um funcionário público, e a quem doou o dinheiro, a consciência individual e social estão amplamente discutidas neste romance.

O arrependimento é uma cura interior, a maior de todas que podemos ter em vida, ela sana e até “ressuscita” pessoas que morrem depois que cometeram atos graves e não apenas o homicídio, todo ato de ódio e desamor é uma tese um pequeno ato de “morte” do outro.

O romance de Dostoievsky é de grande importância para os dias atuais, quando a morte, o roubo e a as diversas mortes parecem justificáveis e não o são.

DOSTOIEVSKY, F. M. Crime e Castigo. Original 1866. Digitalizado 2004. (pdf)