RSS
 

Arquivo para dezembro 9th, 2022

Mais que profecias e milagres

09 dez

O tempo de dor e sofrimento é prenuncio de um tempo de graça e grandes mudanças, porém elas não podem vir sem uma mudança de mentalidade, se os homens não mudam, o que muda é aparente.

Este sentimento está no ar e vai de incitações a guerra, ao ódio e a violência até falsas profecias e milagres que não há neles nada de religioso ou divino, o que virá então, .que se espera deste Natal, deste advento?

Embora no nascimento do menino-Deus muitos desconfiavam de uma vinda daquele que estava prometido ao povo judeu, muitos também eram os profetas e que se auto anunciavam como o salvador, também como hoje no campo político devido a opressão do império romano, mas a surpresa foi grande embora as leituras da época anunciavam exatamente como ele viria, indicando até o local que era Belém.

Assim se esperamos mudanças e elas certamente virão, não será como pensa a maioria dos homens, dos sábios e profetas, mas do modo como age a divina sabedoria, que espera as ilusões humanas passarem.

Os discípulos de João Batista, embora ele anunciasse a vinda de Jesus, e a necessidade urgente de mudança, principalmente da mentalidade religiosa da época, também tinham dúvidas, e o próprio João, que estava preso manda os seus discípulos perguntarem a ele quem era de fato Jesus, e se era de fato o prometido.

A resposta de Jesus corrige a mentalidade humana dos discípulos de João:  e a primeira resposta é uma pergunta (Mt 11,9): “Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 0É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”, para fazer entender que o anuncio é além das evidencias e visões meramente humanas dos fatos.

No nosso tempo é necessário mais que explicações e realidades mundanas, que são importantes, mas limitadas, não há nelas a verdadeira clareira que pedem até mesmo filósofos e pensadores profundos, a maioria paira numa cultura rasa e mudança, onde é difícil alcançar realidades realmente superiores e necessidades de uma humanidade à deriva e com enormes riscos civilizatórios.

Para bons leitores, a leitura do trecho que indicamos é claro nos versículos anteriores, diz Jesus aos discípulos de João (Mt 11,4=6): “Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” e claro isto é mais que milagres e demonstrações de ‘poder divino”, não é assim que o divino age, e sim com a clareira e a verdade, mesmo que escandalize alguns.

Aos que não creem resta dizer que a ação divina é além da humana, age no extraordinária, não age como paliativo a dor, mas a sua eliminação completa, porém vem depois da dor e do sofrimento da cruz.