Arquivo para dezembro 5th, 2024
Fortaleza, Natal e a casa sobre a rocha
Na filosofia, a inglesa Philippa Foot tratou deste aspecto da ética moral e por isto sua ética ficou conhecida como ética das virtudes, fizemos alguns posts anteriores sobre isto, porém qual relação com o Natal e com a “casa sobre a rocha”.
Enfrentar os perigos e até mesmo provações (e provocações) é ter bem alinhado as outras duas virtudes cardeais: a prudência e a sabedoria, também a justiça, mas já dissemos que o “justo” no bíblico não é a justiça humana é impiedosa e legalista, pois a divina contempla a misericórdia e o perdão, e sem ela até juízes humanos seriam condenados.
A coragem (ou fortaleza) é acompanhada da prudência, a capacidade de passar ou remover obstáculos da vida com vista a superá-los de modo a não reproduzir o ódio, a violência e a vingança, assim deve produzir e ser conduzida pela sabedoria, que não é apenas cultura e boa leitura, é olhar o Outro com a dignidade que tem.
Este é o espírito de Natal, que comemora o nascimento do príncipe da Paz, aquele que também foi julgado e condenado pela justiça humana (a dos fariseus ‘religiosos’ e do Império Romano, Pilatos que lavou as mãos), mas não temeu dizer A Verdade.
Em todas as línguas e nações este desejo de amor, paz e harmonia entre os povos nunca morre, mas mantê-lo vivo depende da virtude da fortaleza, e mantê-lo por toda a vida implica em fazer aquilo que dá significado a “construir a casa sobre a rocha” (Mt 7: 24-27).
Esta virtude ressalta a Fortaleza (Coragem) de manter-se firme sobre a vida e o propósito de não ceder as inclinações contemporâneas: o consumismo, a imoralidade, as injustiças (pequenas e grandes), a descrença, o ódio político e ideológico e a imprudência.
Isto não é só em uma data, mas ela é uma boa referência para lembrarmos destes traços humanos que dão esperança de uma civilização do futuro mais feliz e harmoniosa, um Natal perene.