RSS
 

HTML5, novo logo e novas tecnologias

24 Jan

Resultado da convergência de tecnologia,  política e marketing, o  World Wide Web Consortium lançou nestes dias um novo logotipo para HTML5.

A ideia do W3C e promover as novas tecnologias da Web associadas a o próprio HTML5. Como a Web está crescendo muito além das possibilidades de hospedagem dos sites estáticos, inumeras novas aplicações incluem tanto o entretenimento e como aplicativos online.

O W3C espera que o o uso do logotipo em camisetas e adesivos cresça e já foram colocados à venda, esperando um interesse crescente na Web remodelada, segundo  Ian Jacobs, portavoz do W3C isto podera: “Além de trabalhar na especificação, conjuntos de testes e materiais úteis para os desenvolvedores, buscamos aumentar a consciência sobre a tecnologia W3C e promover a adoção de padrões W3C.”

Usar o “HTML5” apenas para representar tecnologias (incluindo CSS, SVG, WOFF e outros) está muito aquém do que a própria norma  propõe e com o que alguns programadores, que vêem  sua utilidade em termos mais precisos, por exemplo Bruce Lawson, um programador do navegador Opera e co-autor de um livro sobre HTML5, propôs para estas novas tecnologias a sigla NEWT – novas e excitantes tecnologias da Web, ele afirma: “Basicamente o  logotipo HTML5 e uma coisa boa. Mas estou decepcionado ao ver o CSS 3 confundi-la ” com as próprias novas tecnologias, Lawson fez um tweet apontando para o seu vídeo no YouTube com alguns comentários  divertidos sobre o assunto.

Jeremy Keith, um dos sócios da empresa britânica de web design Clearleft, tem sido até agora um dos maiores  criticos  na campanha anti-logo. Keith afirmou: “O que devo fazer quando eu quiser dar uma descrição em um seminário ou uma palestra, ou sobre um livro que diga o que é realmente o HTML5? Se eu acabei de dizer “É sobre HTML5,” nao será tão significativo como dizer: “É sobre a Web 2.0”, ou “É sobre aproveitar as sinergias de paradigmas perturbadores da transmídia.”, para ele O termo HTML5, com o apoio do W3C, foram empurrados para o esgoto linguístico da ‘buzzwordlandia’.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.