Tim Berners-Lee e o Marco Civil
O físico britânico o Tim Berners-Lee voltou a apoiar nesta segunda-feira (24), em nota no portal da World Wide Web Foundation, a aprovação do Marco Civil da internet brasileira.
Ele vê as regras propostas para o Marco Civil, como estão no projeto original, que elas seriam “o melhor presente de aniversário possível para os usuários da web no Brasil e no mundo”, entre os pontos principais a neutralidadade da rede e critérios de privacidade.
Disse que isto traria uma reputação ao país, segundo nota em diversos veículos: “espero que com a aprovação desta lei, o Brasil solidifique sua orgulhosa reputação como um líder mundial na democracia e no progresso social, ajudando inaugurar uma nova era mundial– onde os direitos dos cidadãos em todos os países ao redor do globo sejam protegidos por leis digitais de direitos”.
Ele reafirmou que a lei brasileira foi gerada através de discussões públicas: “Como a própria Web, o Marco Civil brasileiro foi criado por usuários, num processo inovador, inclusivo e participativo, que resultou em uma política que equilibra os direitos e responsabilidades de indivíduos, governos e empresas que usam a internet”.
Durante o WWW 2013, ele afirmou que acreditava que o Marco Civil ia “garantir liberdade e direitos humanos na rede”.