RSS
 

Mais brasileiros campeões

20 ago

Em uma nova conquista, o Brasil obteve na Olimpíada Internacional de Astronomia OlimpiadasAstronomiae Astrofísica, IOAA é a sigla em inglês), na cidade de Suceava na Romênia, cinco medalhas de prata para o país, no ano passado em Vólos, na Grécia, foram duas de prata e três de bronze.

Os brasileiros obtiveram ainda, nas provas individuais, duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

Um dos ganhadores, Felipe Vieira Coimbra, de 16 anos, é aluno do segundo ano do Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI)..

São estudantes do ensino médio, fizeram treinamento em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu, com instrumentos e a olho nu, e tiveram a disposição para treinamento o planetário móvel da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e puderam estudar as constelações do hemisfério Norte fazendo suas projeções.

Os jovens retornaram ao Brasil na quinta-feira, 14, no Brasil, após viagem de 30 horas, o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Rio de janeiro, Eugenio Reis declarou:  “Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram”, conforme o site do jornal on-line O Povo.

Participaram do evento 208 estudantes, de 39 países, o ganhador do outro foi para o Canadá e o bronze ficou com a Lituânia.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.