RSS
 

O Oscar 2011, as novas tecnologias e ganhadores

28 Feb

Os efeitos visuais continuarão sendo uma categoria a parte para a Academia de Cinema Americana, o  sucesso de Avatar de James Cameron melhor filme do ano passado foi um acaso, os filmes expectativas deste ano “As Redes Sociais” e a  “A origem”, este apesar de inteligente e impressionante, e ainda que use tecnologia, levou para casa apenas as estatuetas técnicas, os outros indicados para efeitos eram “Alice no País das Maravilhas”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e “Homem de Ferro 2”.  Mas a influência tecnológica é crescente.

Filme de Christopher Nolan  A Origem (Inception no original, que o define melhor) , levou ainda Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Fotografia, e ter sido nomeado Melhor Realizador, muitos fãs da sétima arte consideram este um equivoco.

As Redes Sociais, filme que narra uma história sobre as redes na Web, ganhou 3 estatuetas:  melhor roteiro adaptado escrito por Aaron Sorkin que se baseou no livro Bilionários por Acaso, melhor trilha sonora original feita pelos músicos Trent Reznor e Atticus Ross e melhor roteiro, na prática foram marginais uma vez que o filme foi indicado a 8 estatuetas, sendo sobre  a  trajetória do Facebook e de seu fundador Mark Zuckerberg (que disse haver muita ficção no filme).

O grande vencedor foi “O Discurso do Rei” confirmou o favoritismo para o Oscar 2011, nesta noite de domingo (27/2), no Kodak Theatre, de Hollywood, em Los Angeles. Esta produção britânica sobre o rei George VI ganhou as estatuetas de Melhor filme, Diretor (Tom Hooper), Ator e Roteiro original, empatando com quatro de  “A Origem”, mas este apenas nas categorias técnicas e claro menores.

As atrizes Natalie Portman de  Cisne Negro foi escolhida como Melhor Atriz e  Melissa Leo – como melhor Atriz Coadjuvante, Alice no Pais das Maravilhas levou Melhor Direção de Arte e Melhor Figuro, Toy Story III tambem duas : Melhor canção original  (We Belong Together de ), e melhor longa de desenho animado.

De certa forma foi uma surpresa, pois David Fincher, diretor de  “A Rede Social” era considerado favorito, mas Hooper diretor dO Discurso do Rei, havia conquistado o prêmio do Sindicato dos Diretores um termômetro para o Oscar.

O Brasil representado por uma co-produção com a Grã-Bretanha com o documentário “Lixo Extraordinário”, outra vez  não levou o Oscar, o trabalho do artista plástico Vik Muniz sobre o aterro sanitário do Jardim Gramacho foi derrotado por “Trabalho Interno”, que desvenda os bastidores e causas da crise econômica mundial atual.

A cerimônia deste ano em sua a 83ª edição do Oscar foi uma das mais monótonas dos últimos anos, pela previsibilidade dos prêmios principais, apesar dos escalados por conta da jovialidade, os apresentadores Anne Hathaway e James Franco foram médios, com algumas piadas lidas e que soavam exatamente isto, nem mesmo o ator de “127 Horas” que apareceu travestido de Marylin Monroe deu graça a celebração deste ano.

A proposta deste ano era contar a história do Oscar e do cinema não se concretizou muito bem, ficando um esboço de inovações e brincadeiras sem sentido como a que transforma “A rede Social” em um musical, como em outros tempos de Hollywood.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Marina Macambyra

    Wednesday March 2nd, 2011 at 03:56 PM

    Não assisti à cerimônia, que acho um tédio. Mas você não acha graça em James Franco porque vc é homem … Eu acharia graça no bichinho até vestido de banana em festa de criança.

     
  2. Marina Macambyra

    Wednesday March 2nd, 2011 at 03:56 PM

    Não assisti à cerimônia, que acho um tédio. Mas você não acha graça em James Franco porque vc é homem … Eu acharia graça no bichinho até vestido de banana em festa de criança.