RSS
 

Politica esgotada, fragmentada e as redes

31 out

PoliticaA política que vivemos hoje, em nível mundial e não apenas aqui, foi sintetizada assim por Edgar Morin em seu livro: “Terra-Pátria”, mostrando que os diversos aspectos da vida contemporânea estão fragmentados e esgotados isto inclui a economia, a técnica, a medicina, a biologia, etc. e as diversas manifestações de descontentamentos nas redes não são ouvidas.

Morin diz que é preciso uma política “do homem” que “deve assumir a multidimensionalidade e a totalidade dos problemas humanos, mas sem se tornar totalitária” (Morin, 2001, pg. 155).

Esta política precisa de “tecnicidade, de cientificidade, mas não deve submeter-se ao sistema da especialização que destrói o global, o fundamental e a responsabilidade” (idem, pg. 155).

Embora por setor se apresentem números, é no global que tudo está extremamente falho, não há nenhum indicativo de mudança a não ser o que o próprio Morin chama de “maneira providencialista e religiosa, o totalitarismo exprimiu as características contemporâneas da política que toca todos os aspectos da vida humana” (idem, pag. 154).

As mídias de redes sociais são formas de empoderamento e de respostas a ausência de uma política global capaz de responder a demanda social, que também as vezes está sujeita a manipulação, mas que torna-se um reduto para as consciência que percebem a ausência de uma política global, harmônica que faça o conjunto das forças sociais avançarem.

Morin, Edgard. Terra-Pátria, Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

 

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.