RSS
 

A interface que mudou a vida de Hawking

09 dez

O físico Stephen Hawking, desenvolvedor da teoria do Big Bang, é tetraplégico e colaborou com o fundador da Intelhawking Gordon Moore a desenvolver um a tecnologia mais eficiente para controlar a interface do computador para pessoas sem o controle tátil e agora o código da interface será disponibilizado em janeiro de 2015.

O ambiente é chamado de Context Aware Assistive Toolkit (ACAT) que tem três componentes básicos: um sensor de entrada do movimento da bochecha para acionar a seleção de item na tela, uma interface que escolhe as letras para compor palavras e um software para interação de comunicação com o navegador da Web que antecipa o que Hawking quer digitar quando está escolhendo as letras.

O engenheiro da Intel Lama Nachman da Intel explica que Hawking queria algo “que ao olhar e sentir a interface fazia opções, mas algo mais eficaz e rápido para operar”.

Em artigo da revista Tech Republic,  Hawking afirma que o software, que agora será open source, modificou sua vida e permitiu continuar seu trabalho no desenvolvimento da física.

Hawking afirmou para a revista que “como a tecnologia tem mais especializada que abre possibilidades que eu nem sequer conseguiria prever. A tecnologia que está sendo desenvolvida para apoiar as pessoas com deficiência está liderando o caminho para quebrar as barreiras de comunicação que estiveram uma vez no caminho “, disse ele.

“Este novo sistema é uma mudança de vida para mim e eu espero que isso vai me servir bem para os próximos 20 anos.”, e esperamos que com código aberto hajam mais desenvolvedores apoiando portadores de deficiências.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.