RSS
 

O Brasil na reaproximação EUA e Cuba

19 dez

O governo brasileiro, através do Itamaraty, elogiou a posição de Obama e Castro de reaproximação, após 53 anos de guerra fria, em nota divulgada nesta quinta feira (18/12).

A nota elogiou também os esforços de sua santidade o Papa Francisco, “pela importante contribuição que prestou aos esPortoMarielforços diplomáticos”, e afirmou que os diplomatas contataram discretamente o Brasil sobre o acordo, mantendo o país informado sobre as negociações.

A blogueira Yoani Sánches, que teve uma passagem tumultuada pelo Brasil, afirmou seu seu Twitter, Yoani, que “uma era termina” e que espera que “esta nova que começa tenha a sociedade civil como protagonista”.

Para o Brasil é uma vitória política, pois sempre defendeu o fim do embargo, mas o resultado do ponto de vista econômico ainda é incerto,  analistas divergem sobre como os resultados efetivos à ilha comunista (que só pode ser decretado pelo Congresso americano) poderia beneficiar o governo brasileiro,  que é fiador do maior investimento privado já feito naquele país, o porto de Mariel (foto).

O intercâmbio comercial entre os Brasil e Cuba cresceu quase sete vezes, passando de US$ 92 milhões em 2003 para US$ 625 milhões em 2013, sendo o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial de Cuba, após a China e a Venezuela.

 

Comentários estão fechados.