RSS
 

Riscos nos reatores do Japão diminuem

14 Mar

Segundo a agência Reuters, os riscos para a saúde das pessoas devido ao terremoto noRisco de explosão em reatores do Japão Japão que afetou reatores nucleares felizmente ainda parecem bastante baixos e os ventos que são susceptíveis de exercer contaminação através do Pacífico e poderiam ameaçar outras nações ainda não existe, dizem os especialistas, porem o problema de controle nos reatores No. 1 e No. 3 permanece e embora sérios estão sob controle, há uma área de evacuação da população mas não chegaria ao problema como Chernobyl.

Segundo a Reuters, o  Malcolm Crick, Secretário do Comité científico da ONU sobre os Efeitos da Radiação Atômica, afirmou que “Não vai ser qualquer coisa como Chernobyl. Lá, o reator estava operando na potência máxima quando ele explodiu e não tinha de contenção”, mas agora foi logo em seguida ativado, com o risco de novas explosões nas usinas na provincia de Fukushima.

A ONU se mantem informada sobre os níveis de radiação e acalma a população , afirmou o secretário: “Muitas pessoas pensaram que eles tinham sido expostos depois de Three Mile Island “, mas os “Os níveis de radiação eram detectáveis mas em termos de saúde humana não era nada”, visto que a radiação pode causar câncer mas em níveis mais elevados.

A Agência Meteorológica do Japão disse que os ventos na área passaria de sul a oeste, uma noite de domingo, a partir de Fukushima soprando em direção ao Oceano Pacífico, ou seja, para o oceano e para fora da area urbana do Japão.

Por outro lado isto poderia preocupar os países no oceano, ou seja, disse a Reuters,  Lennart Carlsson, diretor da Usina Nuclear de Segurança, na Suécia,  “A direção do vento é ideal para pessoas no Japão. É soprar para o Pacífico” e acrescentou:. “Eu não acho que isso vai ser nenhum problema para outros países” referendo-se a hipótese de chegar a costa dos países no oceano.

Parece que uma mão invisível ajudou, mas o evento apontou para os riscos e limites da tecnologia, que sem duvida deve levar a humanidade a refletir mais profundamente sobre os ricos para a vida no planeta de um desenvolvimento a qualquer preço, muitos economistas e sociologos discutem o que é “progredir”.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.