RSS
 

Wikipedia processa NSA

12 mar

wikipedia2Segundo o jornal britânico The Guardian, a enciclopédia digital Wikipedia diz que o NSA está violando a constituição americana em sua primeira emenda, que protege a liberdade de expressão e junto com a quarta emenda, que garante que não seja feita nenhuma busca e apreensão sem motivo, o programa chamado Upstream (subir um arquivo em algum site ou servidor) estaria capturando informações de estrangeiros de países no exterior.

Lila Tretikov, diretora executiva do Wikimedia, através do blog da instituição afirmou: “Ao grampear o backbone da internet (interconexão da rede), a NSA está esticando o backbone da democracia”, fazendo a analogia para dizer que a democracia está sendo afetada.

O NSA (National Security Agency) é um organismo ligado a Inteligência Americana, há brincadeiras com o nome da agência, em inglês Never Say Anything (nunca diga alguma coisa) ou em português “Ninguém Sabe dessa Agência”.

O post afirma também que a NSA excedeu as práticas garantidas pelo Ato de Vigilância da Inteligência Estrangeira, que o Congresso americano aprovou em 2008 para garantir a segurança interna dos EUA.

Além do Wikipedia, outras oito instituições participaram do protesto, entre elas o Human Rights Watch e a Anistia Internacional.

 

Comentários estão fechados.