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Números nas mídias de Redes Sociais

17 mar

As redes sociais funcionaram nesta manifestação como funcionam em muitas outras, entretanto o poder de adesão, aoGlocal contrário que sonha a vã filosofia, nada tem a ver com a grande mídia, uma vez que uma hashtag de sucesso foi #VemPraRuaBrasil, que no dia 15 de março ficou entre as Treding Topics mundiais, também haviam manifestações mais direitistas pedindo a volta dos militares e outras de ódio ao PT.

Enquanto Folha de São Paulo dava o número de 200 mil manifestantes enquanto a Polícia Militar e outros setores davam números próximos a um milhão em São Paulo, como no mundo todos os grandes jornais no exterior deram notícias: The Guardian, Wall Street Jornal, Le Monde, El País e muitos outros, destacando o escândalo da Petrobrás e o Impeachment.

Curioso, porque também do lado governamental há sempre uma severa crítica a grande mídia, que sabemos é mesmo um monopólio de umas poucas famílias e isto continua a ser tema tanto nas redes sociais como nas rodas políticas do Brasil, mas o destaque da grande imprensa foi pequeno, talvez porque as verbas orçamentais em propagandas como a Petrobrás e o Banco do Brasil, além das tradicionais do próprio governo lhes convenham.

Longe de posições político ideológicas, quase sempre extremadas e parecendo as fanáticas torcidas dos times de futebol, o Brasil e a América Latina encontra-se em situação delicada, o retrocesso econômico não é defensável por ninguém, menos ainda por uma corrente ideológica qualquer, não temos uma resposta clara ao neoliberalismo e nem um avanço real de solução das questões sociais, num radicalismo de pseudo-intelectualidade ignorante.

Grandes pensadores do mundo todo estão preocupados com a humanidade como um todo, o processo civilizatório encontra-se em cheque a muito tempo, e portanto, o problema não é a torcida do Juventus (time pequeno da capital paulista), mas o mundo sem esquecer as questões locais é claro, numa concepção glocal.

Glocal é o que reúne numa perspectiva holística (‘holos’, do grego “Todo”) os âmbitos: local e global para a edificação de uma sociedade sustentável.

 

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