RSS
 

Agora Síria, Yemen e Bahrein

17 mar

Segundo a Reuters, cerca de 150 pessoas protestavam silenciosamente no centro de Damasco, capital da Síria, quando oficiais vestidos a paisana agrediram os manifestantes que pediam a a libertação de prisioneiros políticos, num pais onde não e tolerada nenhuma oposição e o governo de Bashar al-Assad cujo partido está a 50 anos no poder tem um sistema político sem nenhuma liberdade de expressão, em fevereiro foi liberado após 3 anos de censura o YouTube e o Facebook, também o ativista de direitos humanos e advogado Haytham Maleh, 80 anos, preso desde outubro de 2009 foi liberado.

Uma blogueira adolescente Tal al-Molouhi, aluna do ensino médio, tem 19 anos e está presa desde 2009, os EUA já fizeram apelos pela liberdade da adolescente.

Vídeos no YouTube denunciam a situação no Yemen, e mostram a situação política do pais com cartazes exibindo presos e lideres de oposição, um vídeo no YouTube denuncia a vida com uso de drogas e depressiva do povo pobre daquele pais e onde as manifestações fizeram as primeiras mortos em fevereiro, na capital Mana.  O pais vive numa dituradura e Ali Abdallah Saleh esta a 32 anos no poder.

No Bahrein, desde fevereiro acontecem manifestações na capital Manama, milhares saíram às ruas para protestar contra o governo. Choques entre manifestantes e forças de segurança, segundo testemunhas, deixaram ao menos um morto e um gravemente ferido.  A polícia abriu fogo nesta quinta-feira contra manifestantes na localidade xiita de Deih, ao oeste de Manama, informou à AFP um membro de uma organização de defesa dos direitos humanos. O atual monarca Hamad foi coroado rei atual foi coroado em 2002.

As Redes sociais da internet foram inundadas com pedidos de apoio de grupos políticos jovens, ativistas e manifestantes para os protestos da segunda-feira passada, a convocação pelo Twitter dizia “Convocamos todos os bahrenitas – homens, mulheres, meninos, meninas – a partilhar de nossas passeatas de forma pacífica e civilizada, como forma de garantir um futuro estável e promissor para nós e nossos filhos”.

Segundo o site G1 da Globo, o rei Hamad Ben Isa al-Khalifa decretou estado de emergência por três meses, um dia depois da chegada de tropas do Golfo para ajudar o regime a enfrentar uma onda de protestos sem precedentes.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Agora Siria, Yemen e Bahrein « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia … | Vivo Media Group

    17 17UTC março 17UTC 2011 at 14:03 02Thu, 17 Mar 2011 14:03:35 +000035.

    […] reading here: Agora Siria, Yemen e Bahrein « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia … Tweet This […]

     
  2. Agora Siria, Yemen e Bahrein « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia … | Vivo Media Group

    17 17UTC março 17UTC 2011 at 14:03 02Thu, 17 Mar 2011 14:03:35 +000035.

    […] reading here: Agora Siria, Yemen e Bahrein « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia … Tweet This […]