RSS
 

Sonda espacial Messenger chega a Mercúrio

19 mar

Em uma manobra feita pela primeira vez na história, a Sonda Especial da NASA  “Messenger”-(MErcury Surface, Space ENvironment, GEOchemestry Ranging)  entrou na órbita de Mercúrio na quinta-feira.

Vizinho mais próximo do Sol, o planeta Mercúrio é quente e duro, composto de grandes concentrações de ferro e titânio, e  apresentando condições que nenhum astronauta humano poderia suportar.

A nave passará a cerca de 124 milhas (200 km) da superfície do planeta, enviando dados para a ciência que deverá capturar e receber imagens extraordinárias como as imensas oscilações climáticas. Enquanto as áreas de banhadas pela luz solar podem chegar a 494 graus (ou 840 F), as áreas sombreadas podem cair 700 graus, atingindo menos de -212 graus (ou -350 F).

O editor sênior Frank Morring que faz a cobertura para a Aviation Week afirmou que. “Dada a sua posição como o planeta mais próximo do sol, que por sua vez pode dar pistas aos pesquisadores as origens e a história do próprio sistema solar”, e a origem de Mercúrio.

Porem a missão teve vários problemas, o último: “Durante sua demonstração aérea de Mercúrio a terceira e última em 29 de setembro de 2009, o Messenger tinha uma falha de energia e fechou cerca de metade (de sua potência)”, disse Morring a TechNewsWorld indicando que a missão sera abreviada, mas segundo ele intrigantes descobertas ainda surgirão, o que deve ter mantido o pessoal da NASA entusiasmado com o projeto.

Uma destas descobertas foi “Antes de encerrar, as câmeras da Messenger gravaram imagens que são provas de que tinha havido muito recentemente mais atividade vulcânica em Mercúrio do que se imaginava possível”, observou Morring. “Sua espectroscopia de nêutrons também encontraram maiores concentrações de ferro e titânio na superfície do que poderia ser explicada pelas teorias existentes.”

Depois de voltar a Mercúrio, o Messenger teve de enfrentar vários desafios antes de entrar em órbita: “Isto tinha que se retardar por 1,929 mph, utilizando hardware que tenha sido colocado no espaço desde o lançamento em 03 de agosto de 2004, e no ambiente áspero proximo a Mercúrio desde seu primeiro sobrevôo em janeiro de 2008,” Morring explicou. “A inserção orbital queimou (combustivel) durante cerca de 15 minutos e, aparentemente, saiu sem problemas. Assim, a nave parece ter funcionado bem em circunstâncias difíceis.” 

O sistema de proteção da nave para as temperaturas solares é extremamente sofisticado, porque enquanto uma face da nave está a –200 graus a outra está a mais de 400 graus.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.