RSS
 

A língua em pedaços

18 mai

Estreiou em São Paulo o espetáculo “A Língua em Pedaços”, obra escrita pelo espanhol Juan Mayorga, que estáLinguaPedaços em cartaz na sexta, sábado e domingo no Centro Cultural Banco do Brasil falando de amor, religiosidade e incompreensão, é sobre Tereza d´Ávila, uma religiosa que era também poeta e foi proclamada santa pela igreja Católica.

O tema da Inquisição que é geralmente visto apenas por não cristãos, agora visto de dentro pois Teresa d´Avila também foi vítima destes processos e muitas, muitas pessoas que creem são vítimas de diversos tipos de exclusão pelo fato de serem religiosas.

A peça “A Língua em Pedaços” mostra então um fictício embate entre a religiosa e um inquisidor que a acusa de subversão e heresia; não se trata de inversão de valores, mas de mostrar que para verdadeiros cristãos a inquisição foi sim um absurdo, o próprio Galileu Galilei, poucos sabem era religioso, e a vida de sua filha, a religiosa Virginia, está em livro da Companhia das Letras: “A filha de Galileu”, escrito por Dava Sobel.

Além de escritora, Santa Teresa fundou dezessete conventos de Carmelitas Descalças em toda a Espanha e, à frente de seu tempo, foi perseguida pelos setores conservadores do final do século XVI.

O ator Marco Antônio Pâmio que faz o fictício inquisidor explica seu personagem: “É teatral. Santa Teresa foi, de fato, perseguida pela Igreja. Mas esse homem foi criado no espetáculo para que o texto sugira o que ela sofreu com essa situação”, explicou o ator, a peça foi idealizada e Tereza d´Ávila é interpretada por Ana Cecília Costa.

É bom debater a questão da religiosidade longe de preconceitos e falácias, o cristianismo é parte da história ocidental.

 

Comentários estão fechados.