RSS
 

Do processo do chip quântico ao computador inteiro

21 mar

Os circuitos lógicos básicos dos computadores são chamados portas, no inicio da computação eram unidades, depois dezenas, foram evoluindo e hoje estão na casa de milhões de portas lógicas e por isso precisam ate de refrigeração os nossos famosos coolers, mas a eletrônica está para dar um passo gigantesco e passar para a spintrônica, veja um post nosso  sobre isto.

Na eletrônica dos chips um circuito e projetado como uma fotografia que depois e revelada em cima de uma micro-superfície (na ordem de um ou micrometro) de átomos de silício e o problema agora e como fazer isto para chips inteiros de milhares de portas na spintrônica.

Estes circuitos lógicos básicos dos computadores chamados portas são os elementos iniciais, no inicio da computação eram unidades, depois dezenas, foram evoluindo e hoje estão na casa de bilhões de portas lógicas e por isso precisam até de refrigeração os nossos famosos coolers, mas a eletrônica está para dar um passo gigantesco e passar para a spintrônica, ao invés de trabalhar com o átomo trabalha com um pedaço do elétron do átomo que é seu spin, que pode produzir um chip quântico básico, veja um post nosso.

Recentes avanços na física quântica mostraram como se podem produzir mais facilmente as portas (veja outro post nosso), os circuitos básicos para fazer uma porta, mas agora os esforços se voltam para como fazer todo um computador quântico, e manipular spings e os fótons para que eles reproduzam os circuitos projetados, ou seja, como organizar os spins dos átomos com luz lazer para em padrões definidos pelos projetistas dos circuitos.

Foi o que fizeram a equipe dos pesquisadores Stefan Kuhr e Emanuel Block no Instituto Max Planck de Óptica Quântica (Garching, Munique) que desenvolveram um método  onde os átomos enfileirados ao longo de uma linha e podem ser observados diretamente sua dinâmica de tunelamento como em um “duelo de corrida” dos átomos. Através de um registro de centenas de partículas quânticas endereçáveis pode-se “desenhar”  o padrão que serve  ao armazenamento e processamento de informação quântica em um computador quântico.

Outro ponto importante será como armazenar e processar a informação  quantica, num processo chamado isolador de Mott, técnica permite resolver muitos estudos interessantes da dinâmica da informação: “Um isolador de Mott faz exatamente [o que fazemos com] um átomo em atos conjunto como uma maneira natural quantica para registrar-se algumas centenas de bits quânticos, sendo o ponto de partida ideal para processamento de informação quântica escalável”, como explica Stefan Kuhr para a Science Daily “Nós mostramos o que nós podemos tratar individualmenteem  átomos individuais. Para que o átomo seja uma ação como um bit quântico, precisamos gerar superposições coerentes de seus dois estados de spin. Um outro passo é realizar operações lógicas elementares entre dois átomos selecionado na rede, as chamadas portas quânticas “.

Assim como o chip eletrônico revolucionou a computação permitindo ela passar a processar milhões de operacões por segundos,os MIPS, a computação quântica deverá revolucionar provavelmente ate o conceito seja computação.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. JOSEF HANDELLIS

    27 27UTC dezembro 27UTC 2011 at 09:40 09Tue, 27 Dec 2011 09:40:32 +000032.

    INTERESSANTE E O QUE COMANDARA O CLOCK!!!

     
  2. JOSEF HANDELLIS

    27 27UTC dezembro 27UTC 2011 at 09:40 09Tue, 27 Dec 2011 09:40:32 +000032.

    INTERESSANTE E O QUE COMANDARA O CLOCK!!!