RSS
 

A crise economica e as redes sociais

23 Jun

Ainda estamos ainda do rescaldo de uma crise que começou por volta deComprando 2008 na Europa, atingindo a Grécia em 2010 e Portugal em 2011, mas estava estabelecida em todo o mundo desde o início da “marolinha” nos anos 2003 e 2004, o problema é que deixamos de fazer direito nossa tarefa de casa.

A marolinha foi superada internamente no Brasil fortalecendo o mercado interno e oferecendo um grande número de comodities que financiaram este “progresso” que no fundo foi aparente, pois as chamadas políticas anti-cíclicas do governo foram desvendadas com os seus efeitos nas operações Lava Jato e Petrobrás, devido ás benesses do poder aos magnatas.   O quadro atual é de piora, segundo dados divulgados no dia 19/06 há um aprofundamento do que especialistas chamam de estagflação, combinação econômica de estagnação e inflação.

Os dados vêm no momento que diversos economistas fazem um manifesto de apoio a conservadora política econômica do governo, o professor José Márcio de Camargo da PUC-Rio entretanto afirmou: “O quadro de estagflação já existe desde o ano passado, mas agora ingressa num estágio mais grave”.

Para outros economistas, o quadro ainda que em estágio inicial, lembra as crises enfrentadas pelo Brasil nos anos 1980 e 1990, quando a inflação destruía a economia doméstica de muitos e enriquecia banqueiros e doleiros.   O próprio Ministério do Trabalho, afirmou que 115.599 trabalhadores perdem seu trabalho só no mês de maio, o pior resultado para este mês desde 1992.

A economista Cornélia Nogueira do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, afirmou que a população deve lançar mãos das redes sociais na internet para divulgar locais com melhores preços e serviços e denunciar abusos, ela discorda da avaliação da equipe economia do governo que haveria agora uma tendência de queda nos preços: “Tenho a impressão que a coisa não está tão tranquila, não.   No ano passado, nesta época, a inflação estava muito baixa”.

Mas há gente religiosa que diz não haver crise nenhuma, é o fundamentalismo político.

 

Comentários estão fechados.